WhatsApp Image 2024 05 17 at 15.00.49
A Secretaria de Estado da Assistência Social Mulher e Família, está mobilizando os municípios catarinenses para que promovam ações da campanha Maio Laranja de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.  Na cidade de Timbé do Sul, por exemplo, uma passeata marcou o início de um mês inteiro de programação para conscientizar toda a comunidade sobre o tema.

A secretária da SAS, Maria Helena Zimmermann, ressalta que a campanha é um momento de reflexão e ação para proteger as crianças e adolescentes catarinenses. “Por isso queremos convocar cada município e cada catarinense para se unir a essa causa porque a conscientização é fundamental. Só conhecendo esse problema podemos lutar efetivamente contra ele”, disse.

A assistente social de Timbé do Sul, Luciana Florêncio André, explica que na cidade foi criada uma comissão intersetorial com integrantes da Assistência Social, Saúde e Educação que pensou em toda a programação. “Esse ano decidimos fazer uma campanha com um grande impacto social para dar visibilidade a essa temática e resolver fazer atividades o mês inteiro”, comenta.

A passeata que abriu a programação reuniu centenas de pessoas especialmente alunos de escolas da rede municipal e estadual integrantes dos grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).  Ao longo do mês ainda haverá apresentação de uma peça teatral sobre o tema e panfletagem pela cidade.

A secretária Maria Helena parabenizou a iniciativa de Timbé do Sul e destacou que o Governo do Estado segue buscando incentivar ações como essa e principalmente capacitar os profissionais da Assistência, Educação e outros que são próximos das crianças para que reconheçam os possíveis sinais de abuso. “Muitas vezes a criança apresenta alguns sinais, comportamentos e quem convive com ela diariamente pode identificar esse abuso”, afirma.

Toda a sociedade tem o dever de proteger as crianças e adolescentes

Alterações repentinas de humor, agressividade ou introspecção, vergonha excessiva, medo ou pânico ou até mesmo comportamentos infantis, que a criança já havia abandonado, podem ser sinais de alerta. Se qualquer pessoa tiver alguma suspeita de abuso, mesmo que sem nenhuma prova, a recomendação é fazer a denúncia pelo Disque 100 para que o caso possa ser investigado.

Todos são responsáveis por garantir às crianças e adolescentes o direito ao seu desenvolvimento, de forma segura e protegida e livre do abuso e da exploração sexual.

Mais informações:
Jornalista: Helena Marquardt/ Ascom SAS - Foto: Divulgação/Prefeitura de Timbé do Sul
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família

Subcategorias