CONVITE_POSSE.jpg

 

CEPA4

cepa Entidade habilitadas

cepa Entidade Inabilitada

Impugnações e Recursos

ENTIDADES HABILITADAS ELEIÇÃO BIÊNIO 2024 -2026

 

Mensagem Oficial do CEPA para o 20 de Novembro

 

Neste ano de 2020, onde o Novembro da memória das lutas de libertação é exaltada, por todo o país, temos muito a refletir e, continuar agindo.
Refletir sobre os resultados das Urnas Eleitorais, que revelaram o resultado das Organizações do Movimento Negro, no desenvolvimento acertado das políticas planejadas: mais parlamentares negros e negras nas Câmaras Municipais
Destaque para a elevação da presença feminina negra, candidatas e eleitas.
Isto significa, que ampliamos o nosso potencial propositivo e mobilizador, para pautar as Políticas Públicas Sociais e Afirmativas, em direção ao Combate ao Racismo e, à Igualdade Racial.
Neste ano o mundo, se deparou com a realidade do Racismo contra os Africanos, em todos os Continentes. O efeito do assassinato de Floyd, nos EUA, chocou e despertou muitas consciências, fazendo sensibilizar setores da população negra, que desconheciam o funcionamento e, a estruturação enraizada do Racismos por todas as Instituições Sociais Públicas e Privadas.
O desenho da Segregação Racial, com modos e funcionamentos próprios de cada lugar, vai ficando mais evidente. E ao mesmo tempo a fúria racista não mais se contém, animada por ações governamentais declaradas, como no caso dos americanos com Trump e, no Brasil com Bolsonaro, contra os Negros, Negras e Indígenas.
Neste cenário, o papel dos Conselho De Direitos, como o CEPA, que tem como missão a luta pela Cidadania dos Povos de Origem Africanas, localizados em Santa Catarina, se eleva em responsabilidades, para firmar Trincheiras contra o Nazismo, que tem suas bases nesse Estado. Precisamos ainda, aprofundar nossas buscas pela implementação efetiva das Políticas de Estado, essas que recentemente iniciamos no diálogo técnico e político com as Gestoras e Gestores da Administração do Estado de Santa Catarina, a parti da Secretaria de Desenvolvimento Social em três frentes relacionadas como prioritárias:
1) Políticas de Atenção às Comunidades Quilombolas de SC;
2) Implementação da Lei 10639/03 e 11645/08 nas Escolas das redes públicas e Privadas;
3) Implementação do Programa Nacional da Saúde Integral da População Negra.
São tarefas desafiadoras colocadas para todos e todas, porém bem menos complexas e sofridas, como aquelas experimentadas por nossos pais e ancestrais, que passaram pela escravidão e, pelas humilhações que impostas pelo Racismo.
No próximo ano, o CEPA completará 20 anos de lutas de bravuras e resistências.
Zumbi e Dandara vivem entre nós, Louvemos a existência de suas memórias e feitos.
AXÉ!

 

De acordo com o compromisso assumido junto à população catarinense, o Conselho Estadual das Populações Afro descendentes de Santa Catarina; vem a público explicitar os objetivos e metas que se propõe a realizar bem como a importância de sua criação para a população negra de nosso estado. Estamos vivendo um momento em que as conquistas do Movimento Social Negro conseguem produzir um eco positivo em nossa sociedade oportunizando a implementação de políticas públicas de promoção da igualdade e valorização das populações afro-brasileiras.

O QUE É O CEPA
o Conselho Estadual das Populações Afro descendentes de Santa Catarina CEPA/SC, instituído pela Lei n° 11.718/2001, com sede e foro na Capital do Estado,é órgão colegiado, de caráter permanente, com a participação do governo e da sociedade civil organizada, com a finalidade de promover a igualdade, a participação e políticas públicas de promoção, desenvolvimento e defesa dos direitos humanos, capazes de garantir o pleno exercício da cidadania das populações negras no Estado.

HISTÓRICO ( pdf Histórico (111 KB) )

METAS ( pdf Metas (112 KB) )

DIRETORIA:

Presidente - Clair Curvello de França 
Vice-Presidente - Simone Cristina Vieira Machado
1ºSecretária - Marley Sidnei Luis
2º Secretário - Manoella Vieira de Souza

ENDEREÇO:

Conselho Estadual das Populações Afro descendentes de Santa Catarina CEPA/SC
Rua Dr. Fúlvio Aducci, 767 - Estreito - Florianópolis - SC
CEP 88075-001
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Fone: (48) 3664 0665 

Secretaria Executiva - Jane Márcia dos Santos
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Fone: (48) 3664 0665

FacebookTwitterYoutube
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SST | Acesso restrito