Acordos de cooperação vão propiciar mais segurança e desenvolvimento de projetos entre as instituições

Na manhã dessa segunda-feira, 05, o Instituto de Metrologia de Santa Catarina (IMETRO/SC) firmou um acordo de cooperação entre a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e o Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran/SC) com o objetivo de interligação entre essas instituições e, consequentemente, troca de informações. Dados estes, que auxiliarão na fiscalização de qualidade dos produtos garantindo segurança e saúde aos consumidores.

IMG 7890

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Adenilso Biasus, representando o governador, Eduardo Pinho Moreira, destacou a importância de se fazer parcerias, principalmente na difusão do conhecimento e do uso de tecnologias, aliadas à sustentabilidade. “Santa Catarina está em constante evolução. O IMETRO tem sido fundamental para que as ações aliadas à sustentabilidade sejam realizadas. Parcerias estas que, tenho certeza, irão fomentar o conhecimento e projetar SC para o futuro nas questões de segurança, pesquisa e inovação”, destacou.

O presidente do IMETRO/SC, João Carlos Ecker, explicou que as parcerias servem para proteger o consumidor e incentivar a livre concorrência e justa para as empresas que querem prestar um serviço de qualidade.

Também participaram da solenidade, o secretário de Estado da Segurança Pública, Alceu de Oliveira Pinto Júnior, o presidente do Inmetro Nacional, o professor, Carlos Augusto de Azevedo, o diretor do Detran/SC, Francisco Wollinger Neto, e o reitor da Univali, o professor Valdir Cechinel Filho.

IMG 7915

O presidente do Inmetro Nacional está confiante quanto a cooperação entre as instituições. Azevedo enfatizou a importância da parceria com o Detran que desenvolverá estratégias de atuação para fiscalizar instrumentos de cronotacógrafos instalados nos veículos, que servem para indicar e registrar a velocidade e a distância percorrida pelo carro. “Esse acordo traz um novo patamar em segurança no trânsito. Nós não conseguimos explicar para outros países, como europeus, por qual motivo existem tantos acidentes de trânsito trágicos no país. Isso se deve, também, a problemas de fiscalização e com esse acordo conseguiremos ter mais qualidade nessa fiscalização”.

O reitor da Univali destacou que este acordo dará mais credibilidade ao laboratório de análises químicas e biológicas da
universidade e permitirá avanços em estudos em acadêmicos, científicos e tecnológicos em outras áreas do conhecimento.

O diretor do Detran, Francisco Wollinger Neto, destacou que o objetivo é estabelecer parceria institucional, com intuito de promover o intercâmbio de informações e desenvolver estratégia de atuação conjunta entre entes públicos, a fim de fiscalizar os instrumentos de cronotacógrafos instalados nos veículos automotores, no sentido de prestar as devidas regras de segurança ao trânsito nas estradas e rodovias federais, estaduais e municipais. “A fiscalização será sistêmica, através do sistema informatizado do Detran e Imetro”, garantiu Wollinger.

IMG 7810