WhatsApp Image 2023 10 11 at 15.49.32

Nesta sexta-feira, 13, a Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família encaminhou equipes técnicas para o Alto Vale do Itajaí, que é uma das regiões mais atingidas pelas chuvas em Santa Catarina.  Por lá assistentes sociais e outros profissionais vão auxiliar os municípios com informações técnicas e outras demandas que forem necessárias.

 A secretária, Maria Helena Zimmermann, acompanha as equipes e diz que é importante estar no local para verificar a necessidade de cada município, seja com ajuda humanitária, auxílio para abrigos, preenchimento de formulários e outras situações. “Estamos orientando e auxiliando os municípios desde o início das chuvas, mas queremos que os gestores saibam que nossa equipe está à disposição inclusive in loco para auxiliar naquilo que tiverem dificuldade”, ressaltou.

Nesta sexta-feira já eram 14.773 desabrigados em Santa Catarina. Rio do Sul é a cidade que conta o maior número de abrigos. São 25 espaços onde estão 1.398 famílias. Em seguida Lontras, que conta hoje com 8 abrigos onde estão 236 pessoas, e Agronômica com seis abrigos e 139 pessoas. Todas as três cidades são no Alto Vale do Itajaí.

Como ajudar as famílias atingidas pelas cheias no estado?

De modo geral os itens mais necessários nessas situações são alimentos, água, artigos de higiene, colchões, roupa de cama, travesseiros e cobertores.

Nesse momento de dificuldade, é preciso levar em conta que a necessidade e realidade podem ser diferentes em cada município atingido, assim como a possibilidade logística, por isso, a orientação para quem quer fazer alguma doação ou mesmo ajudar sendo voluntário, é que entre em contato com os órgãos oficiais de cada município para saber a melhor forma de contribuir.

Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família

Texto:  Helena Marquardt / Ascom SAS

Foto: Marcos Favero/ Secom

(48) 3664-0916

FacebookTwitterYoutube
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SST | Acesso restrito