Para o mês do idoso, a Secretaria Estadual de Assistência Social, Trabalho e Habitação através da Coordenadoria Estadual do Idoso está apoiando a divulgação das atividades desenvolvidas pelo Projeto Idoso em Foco que é coordenado pelo Serviço Social do Comércio (SESC-Florianópolis) que conta com a participação de diversas entidades que trabalham com idosos, inclusive o Conselho Estadual do Idoso (CEI/SC).

Além disso, estamos realizando uma parceria inédita e muito importante no Estado de Santa Catarina. A Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher e Coordenadoria Estadual do Idoso, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, por meio do Núcleo de Atenção à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente e do Núcleo de Atenção às Condições Crônicas (Saúde da Pessoa Idosa) estão promovendo a Campanha Outubro Rosa/Saúde da Mulher Idosa-2018,  com o slogan “Quem ama, apoia!” que terá o dia 27 de outubro como um "Dia D" para a realização de atividades das equipes de saúde com a comunidade e demais setores.

Neste mês em que o Estatuto do idoso completa quinze anos, temos muitos avanços, porém ainda muitos desafios a serem alcançados para os quais toda a sociedade deve se unir e trabalhar conjuntamente. Santa Catarina é o Estado mais longevo do Brasil e deve estar atento sobre as demandas dessa população que serão cada vez maiores.  Neste sentido, uma boa notícia é que o Fundo Estadual do Idoso (FEI/SC) já foi criado e torna-se ativo para começar a receber doações.

Também, o Conselho Estadual do Idoso (CEI/SC) está lançando a 1ª turma da Capacitação de Conselheiros/as, Gestores e Lideranças em Políticas para a Pessoa Idosa em Santa Catarina. Essa capacitação é oriunda do Edital de chamamento público n. 5/2017 do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (CNDI), no qual o CEI/SC foi selecionado em primeiro lugar. Pretende-se com essa capacitação qualificar a atuação e o trabalho de conselheiros/as, gestores e lideranças em políticas para a pessoa idosa em Santa Catarina.

Segundo a presidente do Conselho do Idoso Marília Celina Felício Fragoso Assim, a expectativa é que haja, em nosso Estado, ação conjunta de nossos Conselheiros Estaduais e Municipais, Idosos, Sociedade Civil e Poder Público em geral na conquista de políticas de direitos da pessoa idosa! Com a participação efetiva e consciente de todos, vamos ampliar e evoluir compreendendo que o mundo somente será melhor se tivermos criatividade e reinvenção de nosso papel na sociedade, com visão crítica de nossa realidade e de nossa história!

Acompanhe a programação no site IDOSO EM FOCO: https://www.sesc-sc.com.br/site/agenda/idoso-em-foco

Mesa Redonda: Os Idosos Conectados com a Intergeracionalidade

Data: 1/10/2018 –Segunda – 14h30min