FECAM COAS3.jpeg

A importância do trabalho dos servidores de Assistência Social na rotina diária de cada município, a influência destes profissionais em ações preventivas e as mudanças apresentadas pelo governador Moisés com a nova gestão integraram a mensagem da Secretária de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), Maria Elisa De Caro, na reunião do Colegiado Estadual de Assistência Social (COAS), realizada na sede da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), na manhã desta terça-feira (26), em Florianópolis.

Ela destacou a relevância da aproximação da Secretaria e dos profissionais para o sucesso do resultado dos serviços prestados ao cidadão. “A Secretaria é gestora da política e vocês são técnicos que estão na ponta e que executam o trabalho efetivamente. Nossa conversa precisa ser cada vez mais estreita. O nosso desempenho depende, em parte, do desempenho de vocês lá na ponta”, disse ela, ao acrescentar que o trabalho de prevenção é considerado meio “invisível”.

O Governo, segundo a Secretária, fechou as Secretarias de Desenvolvimento Regionais (ADRs), mas seguirá com atuação forte próxima dos municípios por meio das associações. “O Governo sabe que atuar de forma regional é bem necessário. A Fecam será a porta para as conversas, as interlocuções como sempre foi e o contato será com as associações. Ninguém vai deixar de ser atendido. A ideia é centralizar tudo na Casa Civil para que o Governo saiba e conheça cada problema de uma região para depois direcionar para cada secretaria”, explicou

Transparência, desempenho e agilidade nos serviços, conforme Maria Elisa, são as principais cobranças do governo com relação a atuação dos gestores do Estado. “Temos um olhar claro de qual é a nossa responsabilidade. Com isso, sabemos que o trabalho de vocês vai começar a aparecer todos serão bem valorizados. A prevenção não cria demanda para a Saúde, para a Educação, para a Justiça e Cidadania ou Segurança Pública. Olhem a importância disso”, resumiu.

A Secretária Maria Elisa recebeu do presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (COEGEMAS), Magno Muñoz, uma solicitação de reunião com o governador. O colegiado fez o mesmo pedido, para buscar soluções de possíveis problemas.