governado_moises_concede_entrevista_coletiva_dos_100_dias_de_governo_20190409_1322218958.jpg

Foto: Julio Cavalheiro/ Secom

 

A exemplo da concepção do Governo Carlos Moisés de priorizar a economia, sem deixar de atender com eficiência o cidadão Catarinense, a Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST) iniciou a gestão com a redução do número de cargos.

Dos 57 funcionários comissionados que atuavam nos mais diversos setores da Casa, apenas 11 ainda ocupam função na secretaria. No ano de 2018, o número chegou a 34 pessoas. Atualmente, mais 11 cargos existentes na estrutura não têm nomeação efetivada.

A informação é da Secretária de Estado Maria Elisa De Caro. Que afirma inclusive que, com foco na valorização do servidor de carreira, há uma mudança também no número de cargos efetivos que ocupavam funções de comissionados. Em 2018, eram 23 pessoas e agora são 25 profissionais nesta atividade.  “Com estas mudanças conseguimos garantir uma economia de mais de R$ 120 mil entre as folhas de dezembro do ano passado e março deste ano, seguindo o propósito do governo de atuar com agilidade e transparência”, resumiu a gestora.  

Maria Elisa relatou ainda que a concepção do governo integrou efetivamente as ações da pasta, desde as primeiras atividades internas. Todas, executadas ao mesmo tempo em que os setores seguem os trabalhos de promoção da garantia dos direitos e da proteção social das famílias, crianças, adolescentes, jovens, pessoas com deficiência, idosos em vulnerabilidade social e a todos que dela necessitarem. “O primeiro passo da equipe técnica que integra a (SST) na nova gestão foi conhecer a situação da pasta, por meio de um raio-X dos problemas e dificuldades. A partir dele, as finanças passam por uma ação de reorganização e planejamento, onde se criam fluxos e processos de mudança total com inovação nas ações”, pontuou.

Projetos em andamento

Alimentação saudável regada a desenvolvimento social e econômico. Na Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST) é assim. A alimentação fornecida durante eventos de capacitação realizados pela secretaria terá produtos da agro biodiversidade catarinense. O foco é a qualidade de vida, a alimentação saudável e principalmente dar oportunidade aos agricultores familiares, urbanos, periurbanos, povos e comunidades tradicionais, população indígenas e quilombolas.

Esta é uma das ações executadas no primeiro trimestre do ano de 2019. Para a Secretária de Estado, Maria Elisa De Caro, a ideia é muito interessante. “Na prática será um projeto piloto. Se der tudo certo, vamos incentivar que ele seja adotado por outras secretarias. Atualmente, as pessoas estão ligadas na importância da alimentação saudável e da preservação da qualidade de vida. Não podemos deixar de destacar que vai gerar economia, que é proposta principal do governo”, pontua a Secretária.

Outra ação que gera economia e leva informação aos quatro cantos de Santa Catarina também foi adotada pela Secretaria. As capacitações efetuadas pelos técnicos da SST aos profissionais que atuam nos municípios do Estado são prioritariamente feitas via internet, com transmissões ao vivo pelo youtube, no canal da secretaria e também pelas redes sociais. “Vamos conseguir registrar uma economia respeitada e o mais importante, conseguiremos dar oportunidades para um número maior de pessoas acessarem os conteúdos e ampliarem seus conhecimentos”, concluiu.  

Pacto

As obras que integram o Pacto pela Proteção Social são executadas em Santa Catarina desde 2013. A Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), continuando os trabalhos possui dez obras de Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) para inaugurar.

As datas de entrega para cada cidade contemplada estão sendo agendadas. Desde o início do programa, são 136 os municípios beneficiados. Destes, 85 equipamentos já foram entregues aos municípios. Somente em 2019, a meta é liberar 46 equipamentos.

 

 

Mais informações à imprensa:
Kênia Pacheco
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação - SST
(48) 3664-0753 / (48) 99984-1799
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Site: www.sst.sc.gov.br

FacebookTwitterYoutube
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SST | Acesso restrito