carteira nacional do artesão penha.jpeg

O 1º Encontro da Economia Solidária e Produção de Artesanato de Penha resultou na confecção de 60 carteiras nacional do artesão. Realizado com o apoio da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST) por meio da Diretoria do Trabalho, Emprego e Renda (DITE) o evento foi promovido pela Procuradoria Especial da Mulher (PEM) da Câmara de Vereadores de Penha. As carteiras serão entregues no dia 16 de maio.

Artesanato em madeira, lustres, pinturas, bonecas, peças em crochê e muitos produtos puderam ser apreciados por aqueles que prestigiaram o evento. De acordo com a Diretoria do Trabalho, Emprego e Renda (DITE), Luciana Negreiros palestras também deram o tom.

Segundo ela, o professor Sinomar Araújo Lopes abordou a economia solidária.  A advogada Fabiani Oliani tratou os direitos e deveres na economia solidária e o avaliador Nelson Passos Filho discursou sobre a importância das redes sociais para a divulgação dos trabalhos feitos por cada artesão.

Luciana explica que por meio da carteira, o profissional cadastrado tem direito a uma série de vantagens como: possibilidade de participação em oficinas, cursos e feiras de artesanato nacionais e internacionais, acesso a incentivos fiscais, isenção do ICMS na comercialização dos produtos, facilidade de acesso ao microcrédito, nota fiscal avulsa de emissão eletrônica (e-NFA) e possibilidade de ser contribuinte autônomo para fins previdenciários. “A carteira é uma identificação nacional para os trabalhadores do setor. É um documento gratuito, sem anuidade, sem taxas de adesão que muda a vida das pessoas”, relata.

O próximo município a receber o serviço será Rancho Queimado, no dia 30, a partir das 13 horas.

Como obter:

Os interessados em obter a carteira nacional do artesanato devem ligar para (48) 3664-0756 e falar com Eron ou Rodrigo a partir das 13 horas, de segunda a sexta-feira, para fazer um agendamento para entrevista de avaliação. A carteira é gratuita e feita na Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, em Florianópolis.

Documentos necessários:
1 foto 3x4
comprovante de residência
CPF e RG
3 produtos para serem cadastrados com fotos dos mesmos
- O artesão deve trazer no dia da entrevista/avaliação o material para iniciar ou finalizar um dos produtos pessoalmente para ser avaliado.