atendimento aos municípios AIPETI.jpeg

As ações estratégicas implementadas por municípios catarinenses para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes tem sido monitoradas e acompanhadas de perto por profissionais da Coordenação Estadual das Ações Estratégias do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI), por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST). Somente no mês de abril, Guabiruba, Braço do Norte, Tubarão e São José foram atendidos.  

Outros municípios já estão na lista para receber as visitas de monitoramento. O objetivo é ampliar a discussão e colaborar de forma substancial ao conjunto de ações que o município executa.

A coordenadora Estadual das Ações Estratégias do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, Magaly Vitorino afirma que em algumas regiões catarinenses, as questões culturais apresentam casos de trabalho infantil no tráfico de drogas, crianças na agricultura e até em atividades domésticas. “Nossa ideia é fazer com que o Estado esteja cada vez mais perto de todos. Sabemos que combater o trabalho infantil, nem sempre é tarefa fácil. É uma das nossas atribuições oferecer assessoria aos municípios. Em algumas cidades os profissionais da área comentam as dificuldades até mesmo de registro dos números”, diz a coordenadora.

Magaly destaca que a troca de experiências e atualização constante de conhecimento tem apresentado bons resultados, deixando os profissionais mais focados no trabalho de atuação. Segundo ela, a efetivação dos serviços exige métodos baseados em cinco eixos.

O primeiro deles exige informação e mobilização para garantir ações de prevenção e erradicação. O segundo trata da identificação de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil. O terceiro pede a proteção social para estas vítimas. O quarto exige apoio e acompanhamento das ações com defesa e responsabilização. O quinto eixo é executado por meio do monitoramento.

O monitoramento é executado em parceria com a Socióloga Naiara Conservani. “Esta forma de comunicação com cada cidade é de extrema importância. É durante os encontros que conseguimos fazer uma avaliação mais ampla, e isto aperfeiçoa as ações de planejamento na garantia das demandas municipais”, explica Magaly.

 

 

 

Mais informações à imprensa:

Kênia Pacheco

Assessoria de Comunicação

Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação – SST

(48) 3664-0753 / (48) 99984-1799

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Site: www.sst.sc.gov.br


LTIM

FacebookTwitterYoutube
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SST | Acesso restrito