Coordenadoria da mulher na epagri.jpeg

O grupo Intersetorial da Mulher, que vai semear conhecimento e qualificação para todas as catarinenses tem mais uma parceira a partir de agora. A empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri) vai reforçar o grupo nas ações de combate ao feminicídio e ao enfrentamento à violência contra as mulheres.

De acordo com a Coordenadora Estadual da Mulher, Aretusa Larroyd, o foco será a construção de ações estratégicas para levar informação e conhecimento para as que vivem no campo, nas comunidades distantes dos centros urbanos.

Na parceria com a EPAGRI, firmada em reunião com a Diretora Executiva Edilene Steinwandter, a informação sobre violência doméstica deverá ser encaminhada para as mulheres, durante o cronograma de encontros e palestras realizadas por meio dos serviços oferecidos pela Estatal. A unidade móvel, com o programa “Ônibus Lilás, Mulher Viver Sem Violência”, que já esteve este ano na cidade de Lages está na lista de ações que integram esta parceria. A meta é iniciar os trabalhos no mês de agosto, durante o mês alusivo ao aniversário da Lei Maria da Penha.

Aretusa relata que as estatísticas dos primeiros cinco meses de 2019 registram 26 casos de feminicídio em Santa Catarina. O número contabilizado pelo Colegiado Superior de Segurança Pública aponta que destes, 79% são casos de mulheres mortas na área urbana. “Acreditamos que os números se concentram nas áreas urbanas por ser também onde ocorrem mais denúncias de casos. Nestas regiões as mulheres têm mais acesso aos CRAS, aos CREAS e as delegacias para buscar proteção. No campo os mecanismos são mais distantes e muitas vezes elas não entendem como violência alguns atos que sofrem. É o que chamamos de violência silenciosa”, pontuou a Coordenadora.

Segundo a coordenadora, existem diferentes formas de violência doméstica vivenciadas pelas mulheres rurais. “Não se trata apenas de violência física, mas tem a psicológica, a moral, a sexual, sobrecarga de trabalho, submissão entre outras coisas.

Integram o grupo representantes das secretarias de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, Saúde, Educação, Justiça e Cidadania e ainda as polícias civil e militar.

 

 

Mais informações à imprensa:

Kênia Pacheco

Assessoria de Comunicação

Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação – SST

(48) 3664-0753 / (48) 99984-1799

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Site: www.sst.sc.gov.br

FacebookTwitterYoutube
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SST | Acesso restrito