31108bff-727f-40b4-ac16-7b4354a053e9.jpeg

A educação permanente dos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), a gestão do trabalho, a implantação dos núcleos municipais de educação permanente, a vigilância socioassistencial e interfaces com as proteções, os processos de trabalhos dos profissionais que atuam na assistência social dos municípios foram alguns dos assuntos que pautaram o II Seminário Estadual Gestão do Trabalho e Educação Permanente do SUAS, promovido pela Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST) por meio da Diretoria de Assistência Social do Estado (DIAS) e do Núcleo Estadual de Educação Permanente do SUAS (NUEP), na cidade de Chapecó.
Reflexões, questionamentos, sugestões sobre as práticas dos profissionais do SUAS deram o tom do encontro que contou com a participação efetiva de 170 pessoas daquela região. O que na avaliação da gerente de Gestão do Trabalho no SUAS, Jadna Honório, engrandeceu o evento. “Realmente era a demanda que precisávamos levar aos municípios baseado no questionário encaminhado aos municípios, sobre o perfil da gestão do trabalho e educação permanente no Estado. Este foi o segundo seminário, mas vamos passar por todas as regiões do Estado levando capacitação aos profissionais da área, para ampliar ainda mais a qualidade de conhecimento dos profissionais que atuam nos serviços sócioassistenciais. São eles que estão diretamente com a população”, disse ela.
A assistente social da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc), Marlete Bruschi Weschenfelder definiu o seminário como sendo de grande valia para os profissionais da área. “Este seminário focou nos desafios, na vigilância socioassistencial, destacou a importância do monitoramento que as cidades precisam fazer. Nos trouxe experiências exitosas como a da cidade de Lages, com todos os erros e acertos, que se transformaram em referência no Estado”, disse Marlete.

O próximo seminário será realizado em Florianópolis e na sequencia será a vez da região de Rio do Sul. Local e data ainda serão definidos.