boy-1299574_1280.png

Com a sanção da Lei nº 13.824/2019, em 9 de maio, que autoriza a recondução ilimitada de membros do Conselho Tutelar, em meio a um processo de eleição já instituído, trouxe diversas dúvidas a gestores municipais e conselheiros. Para auxiliar na resolução destas questões, o Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União editou uma Nota Técnica orientando como os Conselhos Municipais de Direito da Criança e Adolescente ? CMDCA devem proceder, mesmo sem a alteração na legislação municipal.

 A Nota Técnica orienta que esta Lei, que alterou a redação do Artigo 132 do Estatuto da Criança e do Adolescente, deve ser aplicada ao atual processo de escolha dos Conselheiros Tutelares, com base em jurisprudência do STF e do STJ.

 Desta forma, para aqueles editais em que o prazo ainda não se encerrou, o CMDCA deve publicar uma retificação com alteração apenas do item que trata da recondução dos atuais membros do Conselho Tutelar.

 Já nos casos em que pelo edital o prazo para inscrição foi encerrado, além da retificação pontual do edital, o CMDCA deve reabrir o prazo de inscrição, de preferência que não ultrapasse cinco dias, apenas para a inscrição de candidatos que passaram a ter direito à recondução.

Confira aqui os esclarecimentos do Coordenador do Centro de Apoio da Infância e Juventude do Ministério Público de Santa Catarina, promotor de justiça João Luiz de Carvalho Botega.

Confira também a Nota Técnica publicada pelo Conselho Nacional de Procuradores Gerais e a Circular do Ministério Público de Santa Catarina.

 

Com informações da Fecam

FacebookTwitterYoutube
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SST | Acesso restrito