construction-1510561_1920 (2).jpg

No último mês de abril foram criados 6.415 postos de trabalho com carteira assinada em Santa Catarina. O desempenho é o maior dos últimos cinco anos para o mês e resulta da diferença entre 87.927 admissões e 81.512 demissões. Os dados foram divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) nesta sexta, 24, e analisados pelo setor de Informação do Mercado de Trabalho da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST). “O bom desempenho de Santa Catarina na geração de empregos reflete a força da economia de Santa Catarina, seu potencial de crescimento e a garra dos catarinenses”, lembra a secretária de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), Maria Elisa De Caro.

O saldo positivo de empregos em SC no mês de abril foi resultado de um comportamento também positivo dentre todos os grandes setores, com exceção da agropecuária (-1.584) e da extrativa mineral (-16). Em termos absolutos, no mês, as maiores expansões foram verificadas nos Serviços (+3.070) e na Indústria de Transformação (+2.021).

Dentre os destaques na geração de empregos com carteira de trabalho assinada em abril estão os municípios de Joinville (+886), São José (+836) e Criciúma (+578) ocuparam as três primeiras posições e foram responsáveis por 38% do total de vagas criadas em SC. Em Joinville, o resultado positivo foi decorrência direta do setor de Serviços (+756), que apresentou um arrefecimento na geração de empregos na indústria de transformação em relação a março. Em São José, o setor de Serviços (+458) também foi importante, mas o destaque ficou por conta da Construção Civil (+269). Das três cidades, Criciúma foi a que teve a distribuição mais homogênea das novas vagas criadas, com expansão em Serviços (+198), Serviços de Utilidade Pública (+132), Indústria de Transformação (+106), Comércio (+91) e Construção Civil (+52).