abfdb702-3087-466b-82b9-b38592368d20.JPG

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) da Região I recebeu a visita da secretária de Estado de desenvolvimento Social, Maria Elisa da Silveira de Caro. Ela veio acompanhada da diretora dos Direitos Humanos, Karina Gonçalves Euzébio, e da gerente de Políticas para Pessoa com Deficiência e Idosos, Roseane Zacchi Colasante. O objetivo foi para conhecer os Grupos de Homens realizados pelos Creas no município.

Os Grupos de Homens dos Creas são realizados quinzenalmente, com a participação de homens autores de violência contra a mulher. Eles são encaminhados pelo Poder Judiciário. O assistente social, Ricardo Bortoli, do Creas I, conta que o atendimento aos homens iniciou em 2003, quando uma mulher, que estava abrigada na Casa Eliza, foi assassinada pelo ex marido no dia em que saiu do abrigo. O fato levantou o questionamento sobre os homens, autores de violência, que não eram atendidos pela Política de Assistência Social.

Ricardo relata que era difícil a participação deles. Em 2014, foi estabelecida a parceria com o Poder Judiciário para encaminhar os autores de violência nos grupos. A psicóloga Sheila Fagundes Isleb, do Creas I, comenta que atualmente alguns homens continuam participando mesmo depois de cumprirem a ordem judicial. Ela aponta que estes grupos formam um dos poucos espaços em que eles podem ter conversas mais profundas sobre os sentimentos e emoções.

A secretária de estado destaca a importância de trabalhar com o autor da violência para solucionar o problema. Ela explica que para isso, é importante conhecer as causas da violência contra a mulher, entender porque aquele homem comete a violência. "Pode ser uma questão de criação ou dependência química, por isso é importante que se tenha dados sobre os atendimentos para descobrir a melhor maneira de efetivar as Políticas Públicas", disse.

Assessora de Comunicação: Anna Clara Uliano

 

FacebookTwitterYoutube
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SST | Acesso restrito