informacoes_da_sintese_de_indicadores_sociais_sis_do_ibge_20191107_1403497222.jpg

 

Santa Catarina tem o menor percentual de pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza e apresenta a menor desigualdade de renda no país. É o que apontam os dados da Síntese de Indicadores Sociais (SIS) do IBGE, divulgados nesta quarta-feira, 6.

No estado, 8% da população tinha um rendimento abaixo da linha da pobreza em 2018, o menor percentual do país, seguido por Distrito Federal e Rio Grande do Sul (13,1%). No ano anterior, SC já ocupava a primeira posição, mas esse índice era de 8,4%, ou seja, houve um avanço neste quesito. No país, praticamente um quarto da população (25,3%) vivia nestas condições em 2018.

O governador Carlos Moisés reforça que o objetivo é seguir trabalhando para avançar nestes índices. “Temos um cenário diferenciado em Santa Catarina, mas temos muito trabalho pela frente ainda. Nossa meta é proporcionar oportunidades e qualidade de vida a toda população catarinense”, destaca.

Em relação à extrema pobreza, o estado também se destaca com os melhores indicadores. Segundo o levantamento, 1,4% da população catarinense vivia nestas condições em 2018, enquanto a média brasileira era de 6,5%.

A secretária de Desenvolvimento Social, Maria Elisa De Caro, afirma que as questões que envolvem direitos humanos exigem políticas transversais. “O Governo de Santa Catarina está estabelecendo um diálogo entre todas as secretarias de Estado para atuarem de forma conjunta e, assim, enfrentar um problema tão grave como o da extrema pobreza. Precisamos atuar de forma interdisciplinar e transversal”, ressalta.

Estado tem menor índice de Gini

Outro ponto de destaque é que Santa Catarina tem o menor índice de Gini (0,417) no Brasil. O indicador mede a distribuição, concentração e desigualdade econômica e varia de 0 (perfeita igualdade) até 1 (máxima concentração e desigualdade). No Brasil, esse índice é de 0,538.

“São índices que denotam nossa veia batalhadora e empreendedora. Santa Catarina é um estado empreendedor, e pelo terceiro ano consecutivo o segundo mais competitivo do país. Investimos em programas como o Prodec, que fomenta o emprego, e Juro Zero, que abre oportunidades aos pequenos negócios”, destaca o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Lucas Esmeraldino.

Informações adicionais para imprensa:
Karine Wenzel
Assessoria de Imprensa
Secretaria Executiva de Comunicação - SECom
Fone: (48) 3665-3005 
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 
Site: www.sc.gov.br 
www.facebook.com/governosc e @GovSC

FacebookTwitterYoutube
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SST | Acesso restrito