onibus_lilas_20200302_2034793758.jpg

Fotos: Ascom/SDS

Uma semana de ações para refletir sobre o Dia Internacional da Mulher, 8 de março, começou nesta segunda-feira, 2. O Governo do Estado preparou atividades em dois espaços em Florianópolis: até sexta-feira, 6, no Terminal de Integração do Centro (Ticen) e no fim de semana, 7 e 8, na cabeceira insular da Ponte Hercílio Luz.


“É importante termos uma data que nos convide e nos estimule a pensar sobre a situação das mulheres. Apesar das muitas conquistas de direitos que já alcançamos nos dias de hoje, muitas de nós ainda enfrentam preconceitos, desvalorização e convivem com o desrespeito e a violência. Isso mostra que ainda temos muito o que refletir e agir. Em nosso Estado temos uma série de programas e iniciativas que visam promover a segurança e o bem estar da mulher, e torná-los cada vez eficientes, buscando sempre zerar a violência contra a mulher, que é o nosso objetivo”, disse a vice-governadora, Daniela Reinehr, que reafirmou seu respeito e admiração pela mulher catarinense. “Seja atuando na política, empreendendo nos negócios, seja trabalhando em casa, formando nossas próximas gerações, elas contribuem para que nosso Estado seja tão promissor, tão afetuoso e tão forte quanto sabemos que é”, disse Daniela.

As atividades envolvem o Gabinete da vice-governadora, a Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), a Secretaria Executiva do Meio Ambiente (Sema), a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros Militar, além do Tribunal de Justiça de Santa Catarina e da Defensoria Pública da União. 

“As ações promovidas irão mostrar quais os serviços que disponibiliza ao público feminino, além de promover eventos culturais que mostram o protagonismo da mulher catarinense”, explica a secretária do Desenvolvimento Social, Maria Elisa da Silveira De Caro.

 

WhatsApp_Image_2020-03-03_at_19.25.17.jpeg

 

Ações

Valorizar e orientar as mulheres são os principais objetivos dos eventos que ocorrem durante esta semana. Todos que passarem pelo Ônibus Lilás da SDS recebem orientações gerais sobre os serviços de atendimento nos centros de referência da assistência social e cartilhas elaboradas pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina e outras entidades, além de dicas de segurança da equipe do Corpo de Bombeiros.

Já a Polícia Militar divulgará as ações de combate à violência contra a mulher, como a Rede Catarina, que aposta na polícia de proximidade, buscando conferir maior efetividade e celeridade às ações de proteção à mulher.

Também serão divulgados o PMSC Cidadão, que permite a usuária a enviar vídeos, fotos e áudios, que ajudam na geração de ocorrências, e a ferramenta Botão de Pânico, para mulheres que já tenham medida protetiva e estejam em situação de risco, fazendo com quem tenham atendimento prioritário.

Na quarta e quinta, a Defensoria Pública da União (DPU) dará orientação jurídica sobre como proceder em casos que envolvam entidades públicas federais como o INSS e a Caixa Econômica Federal, entre outros.

Fim de semana

No sábado, dia 7, das 9h às 17h, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) estará na cabeceira da Ponte Hercílio Luz com atividades de conscientização na mudança de hábitos para a qualidade de vida do planeta. No mesmo dia, das 10 às 15h, o Sesc oferecerá oficina de smarthpone. Tanto o sábado quanto o domingo contam ainda com as demais ações da SDS, PMSC e Corpo de Bombeiros.

Atividades culturais

Em paralelo, haverá na sexta-feira, 6, uma tarde de palestras e atividades culturais no Centro Integrado de Cultura, em Florianópolis. O evento, também aberto ao público, contará com debates sobre mercado de trabalho e saúde da mulher, seguido de apresentação de curta metragem. Para finalizar, haverá ainda uma visita guiada pelo Museu de Arte de Santa Catarina, com foco nas obras de artistas mulheres.

 

banner-semana-da-mulher.png

LOCAL:  Terminal de Integração do Centro – TICEN

HORÁRIO: das 9h às 17h.

>>> Até sexta-feira, 6:
Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (SDS)
Ações do ônibus Lilás com orientações gerais sobre os serviços de atendimento nos CRAS e CREAS, distribuição de cartilhas “Lei Maria da Penha”, “Dê um basta na violência” e “Violência doméstica”, cedidas pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina. 

Rede Catarina/ PMSC
Divulgação de programas, ações e serviços preventivos: - Aplicativo PMSC Cidadão - Botão de Pânico

Corpo de Bombeiros
Orientação e demonstração de manobras de segurança

>>> 4 de março (quarta-feira) e 5 de março (quinta-feira)
Defensoria Pública da União (DPU)
Orientação Jurídica em direito previdenciário, direito à saúde, programas habitacionais e demandas em geral que envolvam entidades públicas federais (União, INSS, CEF, etc).

LOCAL:  Centro Integrado de Cultura (CIC)
HORÁRIO:
 das 13h às 17h

>>> 6 de março (sexta-feira)
13h30 - Boas Vindas aos participantes
14h às 15h30 - Palestras em formato de Mesa Redonda
Dra. Ana Paula Grillo -  “Emoções no Trabalho” – Psicóloga, Professora da Udesc/Esag
Dra. Suzana Rosa Tolfo – “ Significados e Sentidos do Trabalho” – Psicóloga, Professora da UFSC
Dra. Grazilly Alessandra Baggenstoss – “ A Diversidade e Direitos Fundamentais como  Promoção de Saúde ás Mulheres” Doutora em Direito e Doutoranda em Psicologia – Professora UFSC
Mediadora Secretária de Estado do Desenvolvimento Social - Maria Elisa da Silveira De Caro
16h - Filme: “Brancura” – Giovanna Zimmermann – Curta – 17 min.
16:30h -  Atração cultural voz e violão - Louise Lucena
17h - Visita guiada pelo MASC 

LOCAL:  Cabeceira da ponte Hercílio Luz - parte insular
HORÁRIO:
 das 9h às 17h.

>>> 7 e 8 de março (sábado e domingo)
Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (SDS)
Ações do ônibus Lilás com orientações gerais sobre os serviços de atendimento nos CRAS e CREAS, distribuição de cartilhas “Lei Maria da Penha”, “Dê um basta na violência” e “Violência doméstica”, cedidas pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina.

Rede Catarina/ PMSC
Divulgação de programas, ações e serviços preventivos: - Aplicativo PMSC Cidadão - Botão de Pânico 

Corpo de Bombeiros
Orientação e demonstração de manobras de segurança

>>> 7 de março (sábado)
Secretaria Executiva do Meio Ambiente (SEMA) 
Atividades de conscientização sobre sustentabilidade X hábitos diários e o papel da mulher na mudança de hábitos para a qualidade de vida da sua família e do planeta. - Distribuição de materiais sobre sustentabilidade. -Ação de Combate à pirataria: A importância do consumo legal consciente e os malefícios sociais e econômicos da pirataria de produtos.

SESC - Horário: 10h às 15h 
Ação para o público 50+ com jogos para estimulação cognitiva e oficina de smartphone

 

 

Informações adicionais para imprensa:
Assessoria do Gabinete da Vice-Governadora
Elisabety Borghelotti
Fone: (48) 3665-2281 | (48) 98843-5460
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Mais informações para imprensa:
Marta Scherer
Assessoria de Comunicação 
Secretaria de Desenvolvimento Social - SDS
Fone: (48) 3664-0916
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

FacebookTwitterYoutube
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SST | Acesso restrito