semana_da_mulher_-_foto_balanço.jpg

Fotos: Divulgação/SDS

Com o objetivo de conscientizar a população sobre os direitos das mulheres para o combate à violência, a Semana da Mulher do Governo do Estado orientou 1680 pessoas sobre os serviços disponíveis às catarinenses.  Foram sete dias de atendimento no Terminal de Integração do Centro (Ticen) e na cabeceira insular da Ponte Hercílio Luz.

"Falar sobre os direitos das mulheres é de extrema importância para combater a violência contra às mulheres. Muitas vezes às pessoas acham que esse é um assunto distante de sua realidade, mas não é. Esta campanha mais uma vez nos mostra que é importante conversamos sobre assunto, apesar de delicado, para podermos preveni-lo. Esta é uma tarefa contínua e junto a ela, requer o desenvolvimento de outras ações. A SDS está elaborando novos programas/projetos para reduzir a violência e a vulnerabilidade de mulheres que sofreram violência", explica a ggerente de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos da SDS, Sulivan Desirée Fischer

As atividades envolveram o Gabinete da vice-governadora, a Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), a Secretaria Executiva do Meio Ambiente (Sema), a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros Militar, além do Tribunal de Justiça de Santa Catarina e da Defensoria Pública da União. 

 

semana_da_mulher_-_quadro_atendimento.jpg

 

Ações -  Valorizar e orientar as mulheres foram os principais objetivos dos eventos que ocorreram entre 2 e 8 de março. Todos que passarem pelo Ônibus Lilás da SDS receberam orientações sobre os serviços de atendimento nos centros de referência da assistência social e material informativo contendo a temática da violência contra a mulher.

A Polícia Militar divulgou as ações de combate à violência contra a mulher, como a Rede Catarina, que aposta na polícia de proximidade, buscando conferir maior efetividade e celeridade às ações de proteção à mulher.  Já a Polícia Civil mostrou as ações e serviços preventivos do  Programa Polícia Civil por Elas.

A  Defensoria Pública da União (DPU) deu orientação jurídica sobre como proceder em casos que envolvam entidades públicas federais como o INSS e a Caixa Econômica Federal, entre outros. E uma feira de artesanato afro deu um colorido especial ao evento, tanto no Ticen quanto na cabeceira da Ponte.

No fim de semana, a programação contou ainda com a Secretaria Executiva do Meio Ambiente, que esteve na cabeceira da Ponte Hercílio Luz com atividades de conscientização ambiental e combate à pirataria.. No mesmo local o Sesc ofereceu oficina de smarthpone e a banda do Corpo de Bombeiros fez apresentações musicais.

 

semana_da_mulher_-_onibus.jpg

 

Tarde cultural - O evento contou também com uma tarde de palestras e atividades culturais no Centro Integrado de Cultura, em Florianópolis, na  sexta-feira (6/3. A programação iniciou com  o projeto “Espelho Meu: prevenção a violência de gênero por meio da linguagem fotográfica”,  da Delegacia de Proteção da Criança, Adolescente, Mulher e Idoso de São José. O projeto nasceu da observação diária de histórias de vida de diversas mulheres envolvidas em relações  abusivas, utilizando a linguagem fotográfica como forma de superação das violências.

Em seguida, aconteceu uma mesa redonda com as professoras  Ana Paula Grillo (Udesc), Suzana Rosa Tolfo (UFSC) e Grazielly Alessandra Baggenstoss (UFSC), que abordaram os temas  “Emoções no Trabalho”, “ Significados e Sentidos do Trabalho” e “A Diversidade e Direitos Fundamentais como  Promoção de Saúde às Mulheres”. Os debates foram mediados pela secretária de Estado do Desenvolvimento Social,  Maria Elisa da Silveira De Caro.

A tarde contou ainda o curta-metragem “Brancura”, de Giovanna Zimmermann, seguido de  show de voz e violão com Louise Lucena e visita mediada, com foco nas obras de artistas mulheres, ao acervo do Museu de Arte de Santa Catarina.

 

semana_da_mulher_-_cic.jpg

FacebookTwitterYoutube
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SST | Acesso restrito