WhatsApp_Image_2020-05-28_at_18.16.29.jpeg

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (SDS), por meio de sua Diretoria de Direitos Humanos (DIDH), realizou na tarde desta quarta (27) uma transmissão ao vivo, por mais de duas horas, para debater sobre a “Importância do SIPIA SINASE para a qualificação do Sistema Socioeducativo em Meio Aberto.”

“Sentimos necessidade de fazer essa orientação para auxiliar e motivar o profissional de como ele pode ter acesso ao Sistema e inserir dados que humanizem as informações dos adolescentes em conflito com a lei”, explica a administradora das Medidas Socioeducativas em Meio Aberto, Fabíola Andrade Schmitz, que ressalta como a gestão atual da SDS valoriza o tema, disponibilizando três profissionais para atuar nas medidas socioeducativas.

WhatsApp_Image_2020-05-28_at_18.14.06.jpeg

A “live” contou com 640 participantes, entre técnicos que atuam com as medidas socioeducativas em meio aberto e os profissionais do Sistema de Garantia de Direitos (SGD) de Santa Catarina e outros estados.

“Para que possamos qualificar e reordenar a execução das medidas socioeducativas se faz necessário termos indicadores e diagnósticos e, assim , o SIPIA SINASE constitui-se numa ferramenta importantíssima para alcançar esses objetivos”, afirma Neylen Junckes, assistente Social, responsável na SDS pelas Medidas Socioeducativas em Meio Aberto.

Como debatedoras o evento contou com: Andréa Lohmeyer Fuchs, professora da Universidade Federal de Santa Catarina; Michelle Marques Souza, psicóloga da Prefeitura de Itajaí e coordenadora das Medidas Socioeducativas em Meio Aberto; Fabíola Andrade Schmitz, assistente Social e administradora Estadual do SIPIA SINASE/SDS; Neylen Bruggemann Bunn Junckes, assistente Social e responsável pelas Medidas Socioeducativas em meio aberto / SDS.

SIPIA SINASE - O Sistema Nacional de Acompanhamento de Medidas Socioeducativas (SIPIA SINASE), é uma ferramenta de informações em rede para registro e tratamento de dados referentes a adolescentes em conflito com a lei em cumprimento de medidas socioeducativas. O Sistema faz a integração entre as unidades executoras de medidas socioeducativas, ministério público, varas da infância e juventude, delegacias, CREAS e demais órgãos das esferas municipal, estadual e federal.

Maiores informações para a imprensa:
Marta Scherer
Secretaria de Desenvolvimento Social - SDS