WhatsApp_Image_2020-06-03_at_18.08.52_1.jpeg

A secretária Maria Elisa da Silveira De Caro participou na tarde desta quarta-feira (03/06) de sessão especial da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, para explanação de atividades que a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (SDS) está realizando durante a pandemia da Covid-19. Durante a sessão, realizada por videoconferência, foram apresentados dados do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em Santa Catarina, do Cofinanciamento da Assistência Social e do sistema de BI (business intelligence ) utilizado pela SDS, entre outros.


“A tarde de hoje foi uma grande oportunidade da pasta de Desenvolvimento Social apresentar o que está executando durante a crise da pandemia da Covid 19. Mostramos os repasses de recursos, nosso plano de contingência, os dados do Suas e todo trabalho, realizado em equipe, o que muito nos orgulha”, frisou Maria Elisa De Caro, que após a apresentação respondeu aos questionamentos dos parlamentares.

 

WhatsApp_Image_2020-06-03_at_18.08.52_2.jpeg

Destaques


Na apresentação, a secretária ressaltou o número quase noves vezes maior de beneficiários atendidos pela assistência social em Santa Catarina devido à pandemia do novo coronavírus: de 111.159 benefícios repassados em cada um dos primeiros meses do ano, subiu para 927.029 em abril, com a entrada do auxílio emergencial do Governo Federal. O impacto que esse crescimento terá nas políticas da assistência social, mesmo que caia pela metade após a pandemia, preocupa a SDS para que possa garantir o atendimento aos catarinenses em situação de vulnerabilidade.

O aumento de 33,67% do orçamento do Cofinanciamento Estadual 2020, que havia sido aprovado em R$ 17 milhões e passou para R$23 milhões, também foi um dos pontos destacados na apresentação.

Atividades
Os serviços prestados pela SDS durante a pandemia foram apresentados aos deputados, com ênfase na continuidade do trabalho de gestão das políticas nas áreas de assistência social, direitos humanos, segurança alimentar e habitação em Santa Catarina. Maria Elisa de Caro salientou a realização de capacitações e orientações on-line, assim como a disponibilização de ferramentas que garantem a realização de plenárias dos 10 conselhos de direitos sediados na SDS, assegurando a participação da comunidade na promoção dos direitos humanos e controle das políticas sociais.


A elaboração de material informativo para os imigrantes, nas principais línguas estrangeiras faladas no Estado, sobre prevenção e cuidados com o novo coronavírus, assim como para recebimento do auxílio emergencial, foi outra das atividades destacadas. O levantamento realizado junto aos abrigos institucionais para mulheres em situação de violência em Santa Catarina, que demonstra que existem 98 vagas disponíveis, também foi mostrado durante a sessão.

 

Maiores informações para a imprensa: 
Marta Scherer
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Desenvolvimento Social - SDS
Fone: (48) 3664-0916
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

FacebookTwitterYoutube
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SST | Acesso restrito