WhatsApp_Image_2020-06-25_at_15.49.04.jpeg

Desde o início da pandemia da Covid 19, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (SDS) realizou transmissões ao vivo (lives) para orientar municípios, trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e a sociedade catarinense. Foram atendidas diretamente 10.974 pessoas através dos vídeos publicados no canal oficial da SDS no YouTube. Mais de um terço de todas visualizações desde que o canal foi aberto, há um ano e meio, aconteceram nestes 100 dias da crise de saúde causada pelo novo coronavírus.

“ Como gestora das políticas públicas nas áreas de Assistência Social, Direitos Humanos, Segurança Alimentar e Habitação, a SDS reforçou o atendimento para assegurar os direitos sociais às pessoas em situação de vulnerabilidade e amenizar o risco e de violação de direitos em Santa Catarina em meio à pandemia”, ressalta a secretária de Estado do Desenvolvimento Social, Maria Elisa De Caro.

Além de manter as atividades, o novo formato permitiu maior participação popular e, ainda, fácil acesso ao registro das orientações. As transmissões ao vivo foram implementadas para aumentar a comunicação com os municípios e toda sociedade, que também receberam orientações por escrito, inclusive com traduções em quatro línguas para atender aos imigrantes que vivem em Santa Catarina. Todo material está disponível no site da SDS e somam quase 40 documentos escritos, em áudio e em vídeo.

A transmissão ao vivo com maior número de acesso, 2.746, foi a que realizou construção conjunta de estratégias na pandemia do coronavírus para o funcionamento dos centros de referência de Assistência Social e demais serviços socioassistenciais. Já a live que orienta os trabalhadores do SUAS e demais interessados sobre o auxílio emergencial do Governo Federal teve 2370 visualizações.

Os vídeos que abordam temas que envolvem os sistemas e procedimentos para atuações no Sistema Socioeducativo em Meio Aberto foram vistos até hoje por 3.788 pessoas. Assuntos como o cofinanciamento estadual e o trabalho social com famílias nos centros de referência de assistência social também foram abordados nos vídeos.

WhatsApp_Image_2020-06-25_at_15.08.45.jpeg

Conselhos - durante a pandemia da Covid-19, a SDS viabilizou também a continuidade das atividades e serviços dos conselhos estaduais, através da implementação das ferramentas tecnológicas, que garantiram a participação da comunidade na promoção dos direitos humanos e controle das políticas sociais. Foram realizadas, via canal do YouTube, sete reuniões plenárias, totalizando 1279 participações, dos conselhos estaduais de Assistência Social, Direitos Humanos, Segurança Alimentar e Nutricional, dos Direitos da Pessoa com Deficiência e dos Povos Indígenas. Também foi apresentado um vídeo de orientação para os conselheiros da área da assistência social.

 

 

Mais informações para imprensa:
Marta Scherer
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Desenvolvimento Social - SDS
Fone: (48) 3664-0916
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

FacebookTwitterYoutube
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SST | Acesso restrito