centro pop

Quase 11 mil pessoas em situação de rua receberam atendimento em Santa Catarina somente no primeiro semestre deste ano. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família na reunião ordinária da Comissão Intergestores Bipartite da Assistência Social realizada em Blumenau nesta quinta-feira (17).

De acordo com a secretária de Assistência da SAS, os números de pessoas em situação de rua no estado e em todo o país tiveram um aumento significativo em virtude da pandemia, mas diante dessa realidade o Governo de Santa Catarina está focado em ações efetivas para garantir o atendimento as pessoas mais vulneráveis.  “As ruas não podem ser consideradas moradias e todas as pessoas merecem ter dignidade e receber um atendimento humanizado, acessando as políticas públicas”, comenta.

Ela explica que em agosto foi criado o Grupo de Trabalho transitório Pop Rua que tem o objetivo de discutir políticas públicas para pessoa em situação de rua e elaborar um protocolo de atendimento que deverá ser seguido em todo o estado.

De acordo com a gerente da Proteção Social Especial de Média Complexidade, Jucélia Oliveira Schneider, hoje 114 municípios desenvolvem o trabalho de Abordagem Social que é o processo de aproximação, escuta qualificada e construção de vínculo de confiança com pessoas e famílias em situação de rua para que elas passem a ser atendidas à rede de proteção social.

“A lei determina que devemos assegurar às pessoas em situação de rua, o acesso simplificado e seguro a todos os serviços e programas e estamos trabalhando de forma intersetorial com o grupo de trabalho justamente para que todos os municípios consigam atender de forma efetiva  para que essa pessoa possa ser reinserida na sociedade e até mesmo reestabelecer vincúlos familiares e comunitários”, ressalta.

Atualmente 19 municípios catarinenses possuem casa de passagem, totalizando 26 em todo o estado. Outros três municípios oferecem às pessoas em situação de rua, serviço de acolhimento em República.

Santa Catarina conta também com Centros Pop em oito municípios que recebem auxílio financeiro do Governo do Estado por meio do cofinanciamento da Assistência Social para manter os equipamentos.

Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
Texto: Helena Marquardt / Ascom SAS