WhatsApp_Image_2023-08-24_at_12.17.59_1.jpeg

Iniciou nesta quinta-feira, 24, em Florianópolis o encontro do Fórum Nacional de Secretários de Estado da Assistência Social (Fonseas) que reúne gestores de diversos estados e representantes do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. O evento segue até essa sexta-feira, 25, para debater os desafios e buscar fortalecer a Política de Assistência Social.

A secretária da SAS, Maria Helena Zimmermann, ressalta que o Fonseas é uma instância de representação dos governos estaduais e do Distrito Federal para discutir, negociar e pactuar ações da Assistência Social e que o encontro Regional Sul trata diretamente de demandas da região Sul que são muito específicas. “Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul têm realidades e desafios semelhantes como eventos climáticos, muitos idosos, até pela nossa qualidade de vida, e outras situações que exigem muito da Assistência Social, então essa união de debate nos dá forças para que possamos melhorar a cobertura das políticas públicas”, explica.

Maria Helena citou ainda a retomada do protagonismo de Santa Catarina em sediar eventos com discussões importantes como essa. “Já tivemos um período em que os secretários sequer participaram das reuniões, mas nós estamos presentes em todas e fizemos questão de trazer esse debate tão importante para Santa Catarina e para todo o Brasil. Também é uma satisfação receber pessoas de tantos estados e mostrar o trabalho que o Governo de Santa Catarina tem feito para cuidar das pessoas”, disse.

O encontro, que está sendo realizado no auditório do Centro Administrativo do Governo do Estado conta com a participação de quase 100 pessoas, entre elas a presidente do Fonseas, a secretária de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social do Espírito Santo, Cyntia Figueira Grillo que destacou a importância do evento. “São nesses encontros que tratamos da realidade de todos os estados e levamos propostas ao Governo Federal para que possamos avançar”, comenta.

O primeiro dia a programação iniciou com uma mesa de abertura com o tema: “Pacto Federativo e o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social: agenda conjunta na eliminação da fome e ampliação da proteção social”. Também foram realizados diversos painéis sobre temas como o financiamento estadual da Política de Assistência Social, o novo Bolsa Família e a integração de Programas de Transferência de Renda e Serviços, os desafios no aprimoramento da Proteção Social Básica e o protagonismo do Estado na Proteção Social Especial.

Texto: Helena Marquardt / Ascom SAS
Foto: Natália Lisboa/Ascom SAS