WhatsApp Image 2023 08 28 at 13.15.14

O incentivo do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS), motivou diversos municípios a também realizarem diversas ações no mês de combate à violência contra a mulher – o Agosto Lilás. As prefeituras de Irineópolis e Timbé do Sul são um exemplo e organizaram atividades que lembraram o combate à violência doméstica, a promoção da igualdade de gênero e respeito aos direitos humanos.

“Temos realizado muitas ações voltadas às mulheres e principalmente ao combate à violência contra a mulher. O trabalho em prol do fortalecimento da rede de proteção é contínuo e muito importante e o apoio dos municípios nessas ações é fundamental, por isso queremos parabenizar todos que aderiram conosco a campanha Agosto Lilás”, disse a secretária de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, Maria Helena Zimmermann.

Em Timbé do Sul, por exemplo, aconteceu uma programação organizada pela Secretaria de Assistência Social e Habitação, Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Secretaria de Saúde. As atividades incluíram uma mobilização no estádio Antônio Rovaris, a exposição de telas com o tema “As cores de cada vida” na sede da prefeitura e um encontro com a palestra sobre o tema “Formas de enfrentamento à violência contra as mulheres”.  A cidade, no Sul de Santa Catarina, teve ainda uma passeata e na Câmara de Vereadores foi aprovado o projeto de lei que institui a campanha Agosto Lilás no município.

Já em Irineópolis, no Planalto Norte, a Secretaria de Assistência Social mobilizou a população em torno do tema “ o mundo que a gente quer não tem violência contra a mulher”. O município exibiu a campanha Sapatos Rojos, inspirada na artista e arquiteta mexicana Elina Chauvet, que teve a irmã morta pelo marido e percorre o mundo desde 2009 com uma espécie de coleção de sapatos pintados de vermelho como símbolo da luta contra a violência de gênero.

Agosto Lilás da SAS

Ao longo de todo o mês a SAS também preparou uma programação especial para o Agosto Lilás.  Ela será encerrada nesta quarta-feira,30, em uma ação conjunta com o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim/SC) em um debate que marca a retomada do Pacto Estadual Maria da Penha. O Pacto é um acordo entre o governo estadual, municípios de Santa Catarina, Ministério Público, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça, Legislativo, Federação Catarinense dos Municípios (Fecam), Cedim, entre outros órgãos, para o planejamento e implementação de ações e políticas públicas voltadas às mulheres por meio de um trabalho interinstitucional.

“O Governo de Santa Catarina trabalha de forma intersetorial para o combate à violência contra a mulher e nessas ações participam além da SAS, pastas como Saúde e Segurança Pública. Juntos elaboramos um fluxograma de atendimento de vítimas de violência e buscamos aprimorar constantemente o processo para garantir agilidade no atendimento e dar outros encaminhamentos que contribuem para fim do ciclo da violência”, completa Maria Helena Zimmermann.

Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
Texto: Luciane Lemos / Ascom SAS