WhatsApp Image 2023 08 30 at 10.24.09

O seminário com orientações sobre o atendimento à população imigrante em Santa Catarina, que está sendo realizado nesta quarta e quinta-feira, dias 30 e 31, pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS), em São Miguel do Oeste, reúne mais de 100 participantes de diversos municípios. O intuito é capacitar os técnicos e gestores da Política de Assistência Social do Extremo Oeste já que essa é uma região que concentra um grande número pessoas vindas de outros países.

Ao todo foram 120 inscrições de profissionais de cidades que integram a Associação dos Municípios do Entre Rios (Amerios) e Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina (Ameoesc).

A assistente social de Barra Bonita, Angelita Poletto, afirma que para ela o Seminário está sendo muito importante. “Está sendo um momento muito válido para todas as equipes que trabalham no atendimento ao imigrante na nossa região, porque o número é bem expressivo, principalmente de venezuelanos, e nós vemos que no nosso trabalho essa é uma demanda muito grande. O evento vem nos ajudar a construir um atendimento mais humanitário e garantia de direitos”, disse.

A capacitação foi organizada pela Gerência de Políticas para Igualdade Racial e Imigrantes e pela Gerência de Gestão do Trabalho e Educação Permanente da SAS.  A gerente de Políticas para Igualdade Racial e Migrantes, Regina Suenes, explica que no primeiro dia houve a contextualização da situação do imigrante no país e em Santa Catarina abordando desde tráfico de pessoas, trabalho escravo, até questões raciais, além de discussão sobre os atendimentos da população imigrante nos serviços públicos e o repasse de recursos. “Tivemos inclusive a presença da representante do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à fome, Bárbara Cravos, contribuindo com as discussões”, comenta.

Já nesta quinta-feira, os temas abordados serão a regularização documental dos imigrantes junto a Polícia Federal e à tarde haverá espaço para apresentação de boas práticas, discussões e proposições.

 “Sabemos que o atendimento aos quase 110 mil imigrantes que vivem em Santa Catarina é um desafio, mas estamos trabalhando em diversas frentes, capacitando as equipes, tentando dar agilidade ao processo de documentação e fazendo parcerias para o encaminhamento ao mercado de trabalho. Queremos dar dignidade aos imigrantes que chegam ao estado em busca de uma vida melhor”, finalizou a secretária da SAS, Maria Helena Zimmermann.

Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
Texto: Helena Marquardt / Ascom SAS
Foto: Regina Suenes/ SAS
(48) 3664-0916

FacebookTwitterYoutube
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SST | Acesso restrito