WhatsApp Image 2023 09 21 at 17.50.34

O município de Florianópolis sediou na tarde desta quinta-feira, 21, a reunião plenária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) da Assistência Social de Santa Catarina. O evento aconteceu de forma híbrida e contou com representantes de quase 100 municípios do estado de forma presencial e on-line.

Entre as pautas discutidas estavam o Cofinanciamento Estadual da Assistência Social, o Grupo de trabalho Intersetorial da Política da Pessoa em Situação de Rua, o Programa Nacional de Capacitação para os Trabalhadores do Sistema Único da Assistência Social e recursos para o Programa de Aquisição de Alimentos.

Na reunião, a coordenadora estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, Juliana Rocha Pires, explicou sobre a portaria do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome que vai repassar mais R$ 10 milhões para Santa Catarina para o Programa de Aquisição de Alimentos, que estabelece a compra de itens da agricultura familiar e repasse a entidades de toda rede socioassistencial.

Os novos recursos serão distribuídos a partir da habilitação dos 295 municípios catarinenses por um edital. O valor poderá ser gasto em até 12 meses e a intenção é beneficiar o maior número de cidades e agricultores familiares. “Hoje somos o estado com o maior número de produtos da agricultura familiar cadastrados no PAA e a ideia é aumentar ainda mais incluindo pescados e outros itens”, disse.

A gerente de Capacitação Continuada da SAS, Vandilene Martins, falou sobre o Programa Nacional de Capacitação para os Trabalhadores do Sistema Único da Assistência Social (Capacita Suas), que que está sendo retomado após seis anos. Ela destacou que o prazo para universidades e instituições interessadas em executar as capacitações segue até o dia 25 de setembro.

A secretária de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, Maria Helena Zimmermann, citou a importância da união entre Estado e municípios. “Nosso objetivo é o mesmo, que é o melhor atendimento para o usuário, então esse trabalho sempre em conjunto é muito importante para conseguirmos os avanços que estamos tendo na Assistência Social”, disse.


Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
Texto Helena Marquardt / Ascom SAS
Foto: Natália Lisboa/ Ascom SAS
(48) 3664-0916

FacebookTwitterYoutube
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SST | Acesso restrito