WhatsApp Image 2023 10 31 at 15.25.00

Nesta terça-feira, 31, será realizada a aula inaugural do Curso de Formação de Conselheiras do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim/SC), promovido em parceria com a Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família (SAS). A capacitação será executado pela Fundação Escola de Governo (ENA) com transmissão pelo Youtube: Ena Fundação.

São todo serão duas turmas com 80 alunas cada. “A ideia é possibilitar o compartilhamento de conhecimentos e práticas, além de fortalecer e ampliar a rede de contatos e enriquecer suas abordagens”, explica a Gerente de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos da SAS, Débora Barbosa.

O curso será na modalidade on-line para que mulheres de diferentes localidades do estado possam participar e as aulas serão transmitidas ao vivo. O objetivo é promover a capacitação de mulheres e de suas redes para a implementação de conselhos municipais de direitos das mulheres e do fortalecimento dos conselhos existentes. Serão priorizadas mulheres que participam de organizações não governamentais voltadas aos direitos das mulheres.

Atualmente, apenas 34 municípios de Santa Catarina contam com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e a ideia é contribuir para que esse número aumente. “Nossa intenção é realizar ações como essa para estimular o crescimento do número de conselhos da Mulher e fortalecer os organismos municipais de controle social que trabalham com esse tema”, comenta a secretária da SAS, Maria Helena Zimmermann.

São os Conselhos Municipais que dialogam com a Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, que por sua vez mantém contato com o Governo Federal sobre a liberação de recursos, por exemplo, para a execução de políticas públicas intersetoriais voltadas ao público feminino.

Texto: Luciane Lemos/ Ascom SAS.
Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom