CRAS_BENEDITONOVO.jpeg

A Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, inaugura no próximo sábado, 4, o Centro de Referência em Assistência Social (Cras) de Benedito Novo. A construção, no Bairro Rio Tigre, recebeu cerca de R$ 758 mil em recursos do Governo de Santa Catarina e vai possibilitar a melhoria do atendimento para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

A secretária Maria Helena Zimmermann comenta que os Cras são a porta de entrada para as políticas públicas e garantia de direitos e ressalta que investir em obras pensadas para esse atendimento é fundamental. “É pelo Cras que nós podemos desenvolver ainda mais o cidadão, garantir que ele tenha acesso a todas as políticas públicas, fortalecer vínculos familiares e prevenir a violência, então esse é um investimento estratégico do Governo do Estado”, comentou.

A secretária de Saúde e Assistência Social, Alexandra Guidariri Stortti, comenta que até hoje o Cras sempre funcionou num espaço alugado e a nova sede terá uma estrutura mais adequada para desenvolver as atividades e com acessibilidade.  “Sempre tivemos a despesa com aluguel e não era um local adequado, então para nós é uma conquista essa nova sede onde os profissionais vão estar bem instalados. Isso vai ajudar no acolhimento, na orientação, na escuta e outros encaminhamentos. Agora cada um vai ter a sua sala e vai melhorar muito o trabalho”, comemora.

A prefeita Arrabel Antonieta Lenzi Murara explica que a nova sede fica próxima a antiga, o que vai facilitar na localização pelos usuários. Hoje, o Cras atende cerca de 443 famílias, o que representa mais de 1.200 pessoas.

Alexandra complementa ainda que desde o ano passado o município vem sofrendo com enchentes e alagamento e após os desastres o Cras e a Assistência Social têm um papel ainda mais importante no atendimento das famílias.

Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
Texto: Helena Marquardt / Ascom SAS. Foto: Harley Steuck/Prefeitura de Benedito Novo