WhatsApp_Image_2023-11-09_at_14.25.35_1_1.jpeg

A Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS), por meio da Gerência de Políticas para Igualdade Racial e Migrantes, participou de mais uma reunião na Polícia Federal de Santa Catarina para discutir a naturalização e documentação dos migrantes que chegam ao estado. O encontro contou com a participação de instituições como a Pastoral do Migrante, Organização Internacional para as Migrações (OIM), Círculos de Hospitalidade, Cáritas, Serviço Jesuíta e Delegacias de Migração.

A secretária da SAS, Maria Helena Zimmermann, destaca que o Governo do Estado tem feito inúmeros esforços para avançar no atendimento a esse público e deve implantar nos próximos meses um Posto Avançado de Atendimento ao Migrante em Florianópolis. “ Esse posto vai auxiliar os migrantes em questões de acolhimento, documentação e ingresso no mercado de trabalho, entre outras”, disse.

A gerente de Políticas para Igualdade Racial e Imigrantes da SAS, Regina Suenes, explica que a regularização documental dos imigrantes, tema da reunião da Polícia Federal, é uma das maiores dificuldades dos municípios catarinenses. “Iniciativas como essa são importantes para capacitar os profissionais da rede e promover a integração entre os serviços. Reiteramos o compromisso da SAS em promover a inclusão e cidadania das pessoas migrantes no estado”, disse.

GEIRI_PFSC.jpg

Ações voltadas aos imigrantes  - Santa Catarina recebe uma grande quantidade de imigrantes desde 2010. Segundo dados do sistema Sismigra, da Polícia Federal, o estado conta atualmente com mais de 106 mil migrantes de mais de 120 nacionalidades. Desse total 51.496 estão inscritos no CadÚnico. O maior percentual é de venezuelanos, com 31.153. Os haitianos ocupam a segunda posição com 11.746 imigrantes.

A Gerência de Políticas para Igualdade Racial e Migrantes da SAS trabalha para contribuir na regularização de documentos dos imigrantes que chegam ao estado e realiza diversas reuniões com a Polícia Federal para buscar estratégias para melhorar, facilitar e dar mais celeridade a esse processo, que é uma das grandes dificuldades desse público. A SAS, por meio da Diretoria de Direitos Humanos, também é responsável por receber as denúncias de violação de direitos contra os imigrantes e encaminhamento aos órgãos necessários e acompanhamento dos casos.

 

Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
Texto: Luciane Lemos e Helena Marquardt/ Foto: Milton Felipe Pinheiro
Contato: (48) 3664-0916

 

FacebookTwitterYoutube
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SST | Acesso restrito