CAPACITA_INTERFACES.jpeg

A Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS) iniciou nesta terça-feira, 28, em Chapecó uma capacitação regional para técnicos de Assistência Social de 74 municípios da região Oeste de Santa Catarina. O curso tem como tema as “Interfaces do Suas com ênfase na prática”.

Representando a secretária da SAS, Maria Helena Zimmermann, na abertura a consultora executiva da SAS, Simone Machado, destacou a importância da proximidade do Estado com os municípios e das capacitações permanentes. “Essa e uma demanda muito importante para os municípios pois tem muitas questões que precisam ser reforçadas, novas orientações dos ministérios que precisam ser repassadas para as equipes que atuam diretamente com a população e ficamos muito felizes com a participação de todos, pois, apesar dos desafios, com chuvas por exemplo, o trabalho não pode parar”, comentou.

A assistente social, Karina Vendrami, é coordenadora do Cras de Maravilha e elogiou a realização do curso presencial no Oeste. “Para os municípios é fundamental poder discutir sobre a prática, o nosso dia a dia, compartilhar informações e construir juntos porque isso agrega ao nosso trabalho”, salienta.

No curso serão duas turmas e o público-alvo são técnicos dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), do Cadastro Único, da Proteção Social Especial, gestores ou contadores da Assistência Social dos municípios que compõem diversas associações.

Entre os temas abordados estão Procad, Cadastro Único, Bolsa Família, Interface com o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), Referência e Contra-referência nos Cras e Creas, além de Financiamento.

Nesta etapa foram contempladas a Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina (Ameosc), Associação dos Municípios do Noroeste de Santa Catarina (Amnoroeste), Associação dos Municípios do Entre Rios (Amerios) e Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc).

Texto e fotos: Helena Marquardt/ Ascom SAS
Contato: (48) 3664-0916