WhatsApp_Image_2023-11-28_at_16.35.06.jpeg

A Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS), por meio da Diretoria de Direitos Humanos e da Gerência de Políticas para Igualdade Racial e Imigrantes, promoveu nesta terça-feira, 28 de novembro, uma atividade em alusão ao Mês da Consciência Negra.

A programação teve como tema “O lugar da população negra na política pública de Santa Catarina” e ocorreu no hall da secretaria. Os funcionários tiveram acesso a espaços de sensibilização e poesias, além de palestras sobre a população negra em Santa Catarina. Hoje o estado tem 21 comunidades quilombolas e os negros representam 20% da população.

A secretária da SAS, Maria Helena Zimmermann, ressalta que é fundamental compreender e abordar o racismo não apenas como um problema social, mas também como um crime que atenta contra os direitos fundamentais e a dignidade humana. “E esse crime pode se manifestar de diversas formas, seja com palavras ofensivas, atos discriminatórios, violência e exclusão de determinados grupos. Ele não traz impactos apenas para as vítimas e sim para toda a sociedade. Por isso, precisamos dar visibilidade para esse tema, trabalhar na educação das nossas crianças e sensibilizar toda a nossa população”, disse.

Na SAS também foi montada uma exposição sobre o tema em parceria com o Conselho Estadual das Populações Afrodescendentes (Cepa/SC). O objetivo foi repassar informações sobre expressões racistas que não devem ser utilizadas, cultura afro-brasileira, religiosidade, a afrodescendência no Brasil, por um país sem racismo, entre outros, e contribuir para a conscientização de todos. “O racismo é uma ferida profunda que afeta vidas e comunidades, e é nossa responsabilidade combatê-lo em todas as suas formas. A conscientização é fundamental”, explica a gerente de Políticas para Igualdade Racial e Imigrantes, Regina Suenes.

Dia da Consciência Negra
O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra é lembrado em 20 de novembro. A data foi instituída pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011 e faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na Região Nordeste do Brasil.

 

Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
Texto: Luciane Lemos / Ascom SAS. Foto: Natália Lisboa/Ascom SAS
(48) 3664-0916

 

FacebookTwitterYoutube
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SST | Acesso restrito