SEGALIMENTAR_PAA2023.jpeg

A Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, por meio da Coordenadoria Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, divulgou nesta semana o balanço do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) que destinou R$ 1,5 milhão para compras da agricultura familiar em Santa Catarina. Ao todo, foram beneficiados 157 equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional da rede socioassistencial, de saúde, de ensino e entidades socioassistenciais. Um dado que chama a atenção é 98,54% do recurso foi gasto com alimentos in natura.

Nesse edital, que foi recém finalizado e contemplou 16 municípios, foram cadastrados 341 agricultores como fornecedores. Eles venderam 214,8 toneladas de alimentos sendo que boa parte eram de orgânicos. Já a quantidade de alimentos minimamente processados somou 17.993,61 quilos de itens como bolacha, mel, farinha de mandioca, queijo, polpa de fruta.

“Graças ao trabalho de toda equipe da Segurança Alimentar e Nutricional, que prestou assessoria e apoio técnico aos municípios, conseguimos executar todo o recurso do PAA, que fez a diferença para todos que receberam esses alimentos. Agora já estamos nos preparando para um novo edital com um valor ainda mais expressivo e que vai beneficiar todos os municípios catarinenses”, disse a secretária da SAS, Maria Helena Zimmermann.

A coordenadora Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, Juliana Rocha Pires, explica que os alimentos atenderam 65 equipamentos da rede sociassistencial, 36 entidades socioassistenciais, além de 6 equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional.

Durante toda a execução da portaria de R$ 1,5 milhão a equipe prestou 315 assessorias para atendimento, 140 assessorias para auxílio nas portarias municipais, realizou 96 reuniões técnicas para acompanhamento da execução do PAA nos municípios habilitados e para utilização dos recursos.

“Estamos muito felizes com o resultado, 100% do recurso gasto em produtos da agricultura familiar e queremos agradecer também a Secretaria da Agricultura e a Epagri que foram nossas parceiras na execução do programa para colocar alimentos de muita qualidade na mesa dos catarinenses”, finaliza, Juliana.

Mais de R$ 10 milhões para 2024

Para o próximo ano Santa Catarina terá mais R$ 10 milhões para o Programa de Aquisição de Alimentos. O novo edital deve ser lançado em janeiro pela SAS e poderá beneficiar todos os municípios do estado que tiverem interesse nas inscrições, inclusive com percentuais adicionais para cidades que tiverem povos tradicionais como indígenas e quilombolas.

Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
Texto: Helena Marquardt / Ascom SAS. Foto: Naiane Hoffmann/SAS