FEI_SC_2023122109420376-2507422414556704143.jpg

O Conselho Estadual do Idoso e Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria da Assistência Social, Mulher e Família, lançou nesta quinta-feira, 21, os primeiros editais da história do Fundo Estadual do Idoso (FEI). Ao todo serão R$ 40 milhões para investimento em projetos voltados aos idosos catarinenses.

“Nós cuidamos de todos os setores como saúde, educação, infraestrutura, energia elétrica e agora, claro, a gente não poderia esquecer das pessoas que tanto precisam do nosso amparo e do nosso respeito. Nós temos dinheiro público e vamos investir em políticas voltadas ao idoso para que eles tenham uma vida mais alegre e confortável. Vamos fazer Centros do Idoso e tudo aquilo que está previsto nas políticas públicas. Encerramos o ano mostrando que eles são importantes e que desejamos que vivam mais e melhor”, destacou o governador Jorginho Mello.

A secretária da SAS, Maria Helena Zimmermann, ressalta que o FEI foi criado em 2019, mas até então só havia recebido recursos sem executar nenhum edital. Segundo ela, essa era uma das prioridades do Governo do Estado para 2023 e que agora será concretizada com um valor bastante expressivo.

“Atualmente 14% da população de Santa Catarina tem mais de 65 anos e esse percentual sobe para 15,56% se levarmos em consideração pessoas com mais de 60 anos. Diante desse cenário, precisamos encarar o envelhecimento dos catarinenses e os editais do FEI são um complemento das políticas públicas. Ele vai possibilitar projetos e programas que proporcionem ainda mais qualidade de vida aos nossos idosos”, completou.

O valor de R$40 milhões contempla dois editais: um de R$ 20 milhões para órgãos governamentais, sejam municipais ou estaduais, e outro de R$ 20 milhões para organizações da sociedade civil que podem cadastrar projetos nas mais diversas áreas, desde saúde, educação, cultura, esporte até reformas e melhorias em espaços que atendem idosos.

“É um marco histórico para o Conselho Estadual da Pessoa Idosa e para o Governo do Estado de Santa Catarina a publicação desses editais.
Desde que foi criado, o Fundo Estadual do Idoso nunca teve uma execução financeira. Então, é gratificante ver esses recurso que vieram de dedução fiscal, de doações de pessoas físicas e jurídicas retornando para o população”, ressaltou a presidente do Conselho Estadual do Idoso, Sabrina Mores.

FEI_SC_a82e4344-f057-430c-8276-e4d7fe3c3fa0.jpg

O que é o FEI?

O FEI é um fundo especial criado para captar e aplicar recursos financeiros destinados a projetos voltados aos idosos. Ele existe no âmbito municipal e estadual e financia projetos de entidades governamentais e não governamentais.

Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
Texto: Helena Marquardt  (Ascom SAS) e Secom. Foto: Eduardo Valente/GovSC