WhatsApp Image 2024 01 05 at 17.48.33

Fotos: Natália Lisboa/ Ascom SAS

Sempre buscando aprimorar as políticas públicas de inclusão e acessibilidade de pessoas com deficiência o Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família, recebeu nesta semana integrantes da Associação Irmãos Damf, de Florianópolis, para tratar sobre o trabalho dos animais de assistência.

Atualmente a entidade busca a modificação da Lei nº 11.126 , que garante o direito do deficiente visual de ingressar e permanecer em ambientes de uso coletivo acompanhado de cão-guia, e quer incluir também pessoas com outras deficiências, doenças raras e as chamadas doenças orgânicas, para que elas também sejam contempladas com a garantia de estarem acompanhas de  animais de suporte que poderiam ser desde cães, gatos até aves como calopsitas, entre outros.

A presidente da Associação, Maria Jovelina Coelho Machado, comenta que o apoio da SAS é muito importante e que esta foi a primeira vez que o Governo do Estado recebe os integrantes e se dispõe a conhecer melhor a reivindicação. “Viemos trazer essa novidade para a secretária e mostrar o trabalho que a nossa associação está fazendo em Santa Catarina e no Brasil para que tenhamos ambientes mais inclusivos”, disse.

A secretária, Maria Helena Zimmermann, comenta que a SAS trabalha para garantir os direitos de todos os cidadãos catarinenses e no caso das pessoas com deficiência, buscar a inclusão e possibilitar que todas tenham mais autonomia é essencial. “Nós aqui em Santa Catarina estamos abertos a receber ideias e conhecer novos projetos que podem aprimorar as políticas públicas de inclusão”, completa.

O vice-presidente da Irmãos Damf, Carlos Henrique Geller, mais conhecido como Caíque,  destaca que viveu com um cão de assistência por 11 anos e que o animal , que faleceu há alguns anos, teve um papel fundamental em sua vida. “Na época meu cão foi treinado na Nova Zelândia. Eu sei o quanto esses animais são precisos e nesses quase 11 anos e meio nunca tivemos nenhum incidente pela dupla perfeita que nós fazíamos”, destacou.  

SAS recebe selo 5 Estrelas Cães de Assistência

Após a reunião a SAS também foi contemplada com o selo 5 Estrelas Cães de Assistência que representa o respeito às pessoas com deficiência e cães de assistência no local. Os espaços são avaliados em critérios como a acessibilidade do ambiente, inclusão e respeito à prioridade de atendimento para pessoas com deficiência e a entrada de cães de assistência. 

WhatsApp Image 2024 01 05 at 15.49.511

Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
Texto:  Helena Marquardt / Ascom SAS 
(48) 3664-0916

FacebookTwitterYoutube
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SST | Acesso restrito