WhatsApp Image 2024 01 23 at 18.44.59
A secretária de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, Maria Helena Zimmermann, visitou nesta terça-feira, 23, a Passarela da Cidadania, em Florianópolis, para conhecer as ações desenvolvidas no local e discutir o aprimoramento do atendimento às pessoas em situação de rua em Santa Catarina.

“Viemos conhecer como é feita a abordagem no município de Florianópolis e o acolhimento. É um trabalho fantástico que eles fazem aqui e vamos estar levando a política pública que pode auxiliar cada município para trazer dignidade para as pessoas em situação de rua”, ressaltou Maria Helena.

O secretário Municipal de Assistência Social da capital, Leandro Lima, também acompanhou a visita e explicou que hoje a Passarela da Cidadania oferta 130 vagas para acolhidos fixos e 170 vagas para per noite. No local é servido café da manhã, almoço, café da tarde e jantar. Em média, são 300 porções de alimentação servidas em cada refeição.

Além disso, o serviço conta com espaço para banho, distribuição de itens de higiene pessoal, doação de roupas, biblioteca e atividades recreativas e de reinserção social. A equipe técnica realiza um trabalho de acompanhamento constante dos atendidos, sendo composta por assistentes sociais, psicólogos e educadores sociais.

“Ficamos muito felizes de receber a secretária em mais um gesto de articulação, de parceria do Estado e do Município no enfrentamento das demandas sociais, especialmente das pessoas em situação de rua. Quero agradecer por essa articulação e desde já pelos projetos futuros”, ressaltou Leandro Lima.

Em breve a cidade vai instalar na Passarela um Centro de Formação Profissional que vai capacitar os usuários e encaminhar para o mercado de trabalho, com reabilitação socioeconômica para que as pessoas em situação de rua possam retornar para as suas casas e famílias. “Essa iniciativa serve de exemplo para os outros municípios e o estado quer ser parceiro no aprimoramento de todas as políticas públicas para as pessoas em situação de rua”, comenta a secretária da SAS.

Ações do Estado voltadas a pessoas em situação de rua

O Governo do Estado de Santa Catarina segue trabalhando para oferecer um atendimento adequado e digno à população em situação de rua, que em sua grande maioria está concentrada na região da Grande Florianópolis.

Por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS) desenvolve diversas ações para garantir a todos, o acesso igualitário as políticas públicas, inclusive por meio da Comissão Especial de Garantia de Direitos da População em Situação de Rua (Comissão Pop Rua).

Municípios que possuem equipamentos de atendimento a esse público, como Centros Pop e abrigos, recebem do Estado auxílio financeiro para o custeio, por meio do Cofinanciamento da Assistência Social.

Ainda pensando em Políticas Públicas efetivas, foi instituído o Grupo de Trabalho, formado por representantes da SAS, Ministério Público, Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria de Estado de Segurança Pública, Pastoral, Coegemas e outras entidades que tem ligação com o tema, para elaborar o Protocolo Estadual para Pessoa em Situação de Rua.

Como o estado é formado essencialmente por pequenos municípios, outro foco tem sido o desenvolvimento do Serviço de Abordagem Social que é especializado na aproximação, escuta qualificada e construção de vínculo de confiança com pessoas e famílias em situação de rua para que elas passem a ser atendidas pela rede de proteção social, e saiam das ruas por vontade própria.

Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
Texto e fotos: Helena Marquardt / Ascom SAS