Nesta quinta-feira, 27, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Carlos Chiodini, esteve em dois compromissos no litoral Norte de Santa Catarina. Pela manhã, foi debatida a implantação do Centro de Inovação de Joinville, na Univille. Em seguida, Chiodini esteve em São Francisco do Sul na reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional (CDR) para discutir os aspectos ambientais e de desenvolvimento econômico da Baía da Babitonga.

“São temas importantes que envolvem desenvolvimento econômico, inovação e meio ambiente, os alicerces da Secretaria. Esses encontros são necessários para que haja uma sintonia entre os atores envolvidos”, salientou Chiodini.

Sobre o Centro de Inovação de Joinville, a previsão é que a obra seja licitada ainda este ano. “O projeto está pronto, estamos finalizando as licenças necessárias”, revelou o secretário. No total, serão 13 Centros de Inovação em todo o Estado, com a finalidade de promover o empreendedorismo, estimulando a criação de negócios de alto valor agregado, fortalecendo a atração de investimentos e unindo o poder público, o setor privado e as instituições de ensino.

Já a reunião do CDR em São Francisco do Sul reuniu representantes do poder público, de entidades empresariais, instituições de ensino, líderes comunitários, entre outros. Para a secretária da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), Simone Schramm, que também preside o CDR, é fundamental que o fórum aglutine diferentes membros da sociedade para debater um tema tão importante quanto a Baía da Babitonga.

O secretário Carlos Chiodini ressaltou que, com os diversos encontros que estão sendo realizados na região, será possível chegar a um denominador comum para conjugar o crescimento de forma sustentável. “Estamos tratando o assunto com a seriedade que ele exige e, tenho certeza, que tomaremos a decisão coerente que una o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental”, enfatizou.