WhatsApp Image 2024 02 15 at 16.44.34

A Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS), por meio da Diretoria de Direitos Humanos, participa nesta sexta, 16 de fevereiro, da Roda de Conversa sobre o novo Plano Viver sem Limite.

De acordo com a diretora de Direitos Humanos da SAS, Sabrina Mores, o Governo de Santa Catarina trabalha a política da pessoa com deficiência e reforça a inclusão das pessoas com deficiência. “Esse é um momento importante para debatermos os avanços e desafios em relação à pessoa com deficiência em Santa Catarina e aprimorar ainda mais as políticas públicas voltadas para esse público”, disse.

Além da diretora de Direitos Humanos da SAS, participam do debate o presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência (Conede/SC), Paulo Sérgio Suldóvski e o coordenador Nacional do Novo Plano Viver Sem Limite, do Ministério dos Direitos Humanos, Antonio José Ferreira.

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 2022 (PNAD) do Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE) informam que Santa Catarina possui 499 mil pessoas com deficiência, o que representa aproximadamente 6,9% da população do estado, com dois anos ou mais e que o Governo do Estado trabalha para garantir para todas elas dignidade e autonomia.

O estado também possui a menor taxa de informalidade entre as pessoas com deficiência (37,8%), além de registrar o segundo maior rendimento médio para pessoas com deficiência, de R$ 3.304, contra R$ 1.913 da média nacional.

Proporcionalmente, Santa Catarina foi o estado que mais realizou conferências regionais e municipais da pessoa com deficiência e já se prepara para a Conferência Estadual que deve ser realizada nos próximos meses.

Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
Texto: Luciane Lemos / Ascom SAS