WhatsApp Image 2024 03 06 at 13.33.17

Foto: Natália Lisboa/ Ascom SAS

Nesta quarta-feira, 6, a secretária da Assistência Social, Mulher e Família, Maria Helena Zimmermann, palestrou sobre as políticas para as mulheres em Santa Catarina no Seminário do Movimento de Mulheres Municipalistas que está sendo realizado pela Federação Catarinense dos Municípios (Fecam) em Campos Novos.

No evento, ela ressaltou que hoje as mulheres são atendidas nos 395 Centros de Referência da Assistência Social (Cras) espalhados por todo o estado e têm acesso a diversas políticas públicas nas áreas de Assistência Social, Direitos Humanos, Habitação, e Segurança Alimentar e Nutricional. “Ao contrário do que muitos pensam, a Assistência Social atende mulheres de todas as classes sociais. Trabalhamos com todos os tipos de vulnerabilidades, não apenas a financeira. Buscamos sempre a sua autonomia, o seu desenvolvimento”, comenta a secretária.

Maria Helena comentou ainda que este tipo de evento é importante por reunir representantes de diversos segmentos que trabalham com políticas públicas voltadas às mulheres. “ E nossa intenção é que essa discussão possa ser feita em todas as regiões do estado. Então, esse momento de divulgação das políticas da SAS e de construção é fundamental para desenvolver cada vez mais as nossas mulheres”, diz.

A prefeita de Vargem, Milena Lopes, ressaltou que o Movimento de Mulheres Municipalistas busca a valorização da mulher, seja nos espaços de decisão, político e luta por mais igualdade. “Queremos juntas, projetar e executar ações de desenvolvimento de nossas cidades e das nossas mulheres”, afirmou.

Atendimento a mulheres vítimas de violência em SC

A Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família também executa diversas ações voltadas às mulheres vítimas de violência, incluindo atendimento nos 102 Centros de Referência Especializados em Assistência Social (Creas) e acolhimento institucional realizado nos municípios e custeado com valores repassados pelo Governo do Estado para o cofinanciamento da Alta Complexidade.

Pensando em ampliar a autonomia dessas vítimas de violência e contribuir com a quebra do ciclo de agressões de todos os tipos, atualmente o Estado de Santa Catarina também tem leis que beneficiam diretamente as mulheres vítimas de violência como a Lei nº 18.300, que estabelece a reserva de vagas para mulheres em situação de vulnerabilidade econômica decorrente de violência doméstica e a Lei nº 18.666 sancionada em agosto pelo governador, Jorginho Mello, estabelece 4% das residências de programas de habitação popular para mulheres vítimas de violência.

Texto: Helena Marquardt/ Ascom SAS