O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Carlos Chiodini, esteve reunido na manhã desta quarta-feira, 2, com o presidente do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), Ricardo Soavinski, em Brasília. A reunião, que contou com a presença do deputado federal, Mauro Mariani, deu início às tratativas de parceria na implementação de ações do plano de manejo da Floresta Nacional (Flona) de Três Barras, no Planalto Norte catarinense.  

“Queremos fazer com que o patrimônio dos catarinenses seja utilizado para benefício de todos e, de fato, preservar o meio ambiente, executando as ações do plano, sempre pensando no desenvolvimento sustentável”, afirma Chiodini. O plano de manejo da Flona Três Barras foi aprovado em dezembro de 2016.

A parceria desencadeará uma série de medidas que contribuirão para o desenvolvimento socioambiental da Flona e região.  “Vamos recuperar aquelas que são florestas replantadas, para recompor para mata nativa. Assim, transformaremos as ações positivas para região do Contestado”, explica Mariani.

Participaram também da reunião os procuradores de Santa Catarina, André Emiliano Uba e Gerson Luiz Schwerdt, que irão conduzir o processo dentro do Governo do Estado. A primeira reunião de trabalho está agenda para dia 15 de agosto, envolvendo os técnicos da SDS e ICMBio.