WhatsApp Image 2024 03 06 at 13.46.19
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS), terá uma programação bastante diversificada em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 março. Durante todo o mês haverá atividades voltadas a este tema como exposição, lives, intervenção urbana sobre o sinal de pedido de socorro, bate papo com mulheres que tiveram uma trajetória de superação, entre outras ações.

As ações serão realizadas durante todo o mês de março com o objetivo de fortalecer as políticas públicas para promover a igualdade de gênero e respeito aos direitos das mulheres. “É uma data que lembra as lutas históricas das mulheres por igualdade de direitos e oportunidades e um momento para reafirmar o compromisso por um estado mais justo e inclusivo para todas as mulheres. É também uma ocasião para celebrar as conquistas alcançadas e destacar a importância e o protagonismo de todas as mulheres”, lembra a secretária da SAS, Maria Helena Zimmermann.

A primeira atividade iniciou nesta quarta-feira, 6, é a exposição “Santa Catarina tem nome de mulher: Mulheres catarinenses em destaque”, que acontece no hall da SAS até o final do mês. Um fundo de tela para os computadores dos servidores com essas mulheres também está sendo utilizado.

O destaque da programação será justamente no dia 8 com o bate papo “Catarinenses que inspiram” que contará a história de mulheres comuns que tiveram uma trajetória de superação. O evento será transmitido ao vivo pelo canal do Youtube da SAS e contará com a participação da vice-governadora Marilisa Boehm.

Também serão realizadas atividades em parceria com outras secretarias de Estado. É o caso do lançamento da Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher, em parceria com a Secretaria da Educação, no dia 11 de março, e da participação no evento de mulheres na Secretaria de Administração Prisional, no dia 15 de março.

A programação inclui ainda uma série de debates que serão transmitidos pelo Youtube da SAS. No dia 18 de março o tema será “ Maternidade na adolescência”  e no dia 19 de março ocorre a Formação e Orientação para Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e abrigos para mulheres sobre a captação de currículos de mulheres em situação de violência para sensibilizar e orientar essas instituições sobre a Lei 18.300/2021, que trata do encaminhamento de currículos de mulheres em situação de violência para o Banco de Currículos para encaminhamento para os editais de contratação de terceirizadas no Estado.

A educação financeira contra a violência patrimonial é o tema de uma live do dia 25 de março.  No dia 26 será a vez do Encontro Estadual de Organismos de Políticas para Mulheres, com transmissão on-line. O objetivo é conhecer as experiências municipais e os serviços voltados para mulheres disponíveis em Santa Catarina, além de apresentar os dados do Diagnóstico do Mapeamento de Organismos de Políticas para Mulheres e divulgação da Cartilha de Formação dos Conselhos dos Direitos da Mulher.

As atividades em alusão ao Dia Internacional da Mulher encerram no dia 27 com uma intervenção urbana sobre o sinal de pedido de socorro em caso de violência contra a mulher no Largo da Alfândega, no Centro de Florianópolis.

*Confira a programação:*

6 de março - Exposição Santa Catarina tem nome de mulher: Mulheres catarinenses em destaque! Local: Hall da SAS. Zilda Arns, Anita Garibaldi, Alice Kuerten, Valda Costa, Neide Maria Rosa, Rosa Maria Montibeller, Antonieta de Barros.

08 de março às 15h40 - Bate papo: Catarinenses que inspiram. Conheça a história de mulheres que tiveram uma trajetória de superação em Santa Catarina. Transmissão ao vivo no Youtube do governo de Santa Catarina.

11 de março - Lançamento da Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher, em parceria com a Secretaria da Educação.

15 de março - Participação em evento de mulheres na Secretaria de Administração Prisional. Local: R. Fúlvio Aducci, 1214 - Estreito, Florianópolis

18 de março às 13h30 - Maternidade na adolescência: Percepção de adolescentes sobre a vivência gestacional. Live no canal da SAS no youtube

19 de março às 14h - Formação e Orientação para Creas e abrigos para mulheres sobre a captação de currículos de mulheres em situação de violência. Transmissão no youtube da SAS.

25 de março às 13h30 - Fortalecendo Mulheres: Educação financeira contra a violência patrimonial. Live no canal da SAS no youtube

26 de março às 14h - Encontro Estadual de Organismos de Políticas para Mulheres. Transmissão no Youtube da SAS.

27 de março -  Intervenção urbana sobre o sinal de pedido de socorro em caso de violência contra a mulher. Local: Largo da Alfândega - Centro de Florianópolis.

Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
Texto: Luciane Lemos/ Ascom SAS. Foto: Banco de Imagens/ Freepik