WhatsApp_Image_2024-03-26_at_16.05.13.jpg

A Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS), por meio da Gerência de Benefícios, Transferência de Renda e Programas, participou do Seminário Nacional Intersetorial do Programa Bolsa Família, em Brasília, nesta segunda e terça-feira, dias 25 e 26 de março. O evento reúne técnicos e gestores de todo o país e do Distrito Federal para debater melhorias na gestão do programa.

“Técnicos e gestores estão aqui no seminário para refletir sobre quais os desafios e possibilidades para que, de fato, os estados, municípios e o Governo Federal coloquem em prática a intersetorialidade nas ações e potencializem o alcance do Programa Bolsa Família para garantir o acesso das famílias a esse benefício”, disse a gerente de Benefícios, Transferência de Renda e Programas e Coordenadora Estadual do Programa Bolsa Família (PBF) em Santa Catarina, Sabrina Cerva.

De acordo com ela, o objetivo é elaborar estratégias para que as famílias superem suas vulnerabilidades e sejam capazes de cumprir as condicionalidades que o programa exige nas áreas de educação, saúde e assistência social, e, assim, voltem a ter acesso ao Programa Bolsa Família. Para dar sequência a esse desafio existe em Santa Catarina o Comitê Intersetorial que une diversas políticas públicas. “Nosso intuito é elaborar estratégias junto aos municípios para que eles tenham um comitê similar”, concluiu Sabrina.

O seminário foi promovido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome e teve como tema central: As condicionalidades do Programa Bolsa Família no contexto das múltiplas dimensões da pobreza e do direito à proteção social. O evento ainda tratou da Gestão, acompanhamento e monitoramento das condicionalidades do PBF; Aprimoramento da Gestão de Condicionalidades; Qualificação do acompanhamento familiar na rede socioassistencial; entre outros temas.

Mais informações:
Jornalista Luciane Lemos (Assessoria de Comunicação). Foto: Saymon Schneider/ SAS
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família