Nesta terça-feira, 14, às 11h30, será firmado o convênio entre Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae/SC) para o projeto Desenvolvimento Territorial da Rota da Baleia Franca 2018. O ato será na Câmara de Vereadores de Imbituba. “Esta ação para fortalecimento do turismo agora conta com apoio do Governo do Estado e o objetivo é aumentar a atividade econômica, sobretudo dos pequenos negócios, no litoral sul catarinense”, diz o vice-governador Eduardo Pinho Moreira, que estará presente no evento.

O aporte financeiro para o projeto é de R$ 300 mil do Governo do Estado, com contrapartida de R$ 310 mil do Sebrae/SC. A estratégia consiste em ampliar o mercado econômico, elevando a qualidade dos serviços e produtos, além do desenvolvimento e diagnóstico empresarial e do desenvolvimento territorial dos municípios. “A Rota da Baleia Franca compreende as cidades de Laguna, Imbituba e Garopaba. Esta ação beneficia toda a cadeia produtiva da região, estimulando o setor de comércio e serviços, respeitando a vocação regional voltada ao turismo”, explica o secretário da SDS, Carlos Chiodini.

A Rota está localizada em uma Área de Proteção Ambiental (APA), uma extensa área natural destinada à proteção e conservação da fauna e flora, criada por decreto federal no ano 2000. O projeto foi criado há dois anos e, neste período, foram realizadas mais de 15 mil horas de consultoria aos empreendedores, para gestão financeira, de recursos humanos, planejamento em marketing e outros. Entre as metas estão a ampliação de receita das empresas em 20%, sustentabilidade do negócio e satisfação dos turistas.