A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) disponibilizou, por meio do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), R$ 300 mil para o Projeto de Saneamento em Área Rural (Sanear), de Jaraguá do Sul. A assinatura do convênio foi realizada nesta segunda-feira, 27, no salão da Igreja Evangélica Luterana do Brasil, na Barra do Rio Cerro, e contou com a presença do secretário da SDS, Carlos Chiodini; do deputado federal, Mauro Mariani; e do prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli.

O objetivo é levar uma alternativa de baixo custo para o tratamento de esgoto doméstico gerado no interior do município. “Os trabalhadores rurais receberão um kit de sistema hidrossanitário, uma alternativa econômica para o tratamento de esgoto doméstico. Além da questão sanitária, o kit irá proteger o lençol freático, buscando uma melhoria no meio ambiente e a preservação dos recursos naturais”, salientou Chiodini.

A primeira etapa do projeto prevê a instalação de sistemas em 180 propriedades rurais no Município. No entanto, o secretário Chiodini, comentou que a intenção é garantir mais três repasses para que todas as propriedades rurais de Jaraguá do Sul que não contam com tratamento de esgoto sejam assistidas.

O prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, reiterou seu apoio ao setor agropecuário. “Não posso esquecer que até os 17 anos trabalhei no meio rural por isso sei da importância do trabalho dos produtores para nossa economia”, declarou. O próximo passo será a licitação para escolha da empresa que irá fornecer os kits de sistema hidrossanitário aos produtores rurais.