SUAS

Neste domingo (15), a profissão de serviço social completa 80 anos de existência no Brasil e a Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST) reforça o compromisso com a consolidação do Sistema Único de Assistência Social (Suas) em Santa Catarina e destaca a estrutura disponível aos catarinenses em vulnerabilidade social que necessitam de proteção básica e especial.

Os profissionais de assistência social contribuem para redução da pobreza e a garantia dos direitos sociais. "O serviço social é uma profissão cujas práticas buscam conduzir à sociedade a outro patamar civilizatório, mas com maior equidade na distribuição dos bens socialmente produzidos e justiça social. Todas as intervenções feitas, principalmente na área pública, devem levar em consideração o projeto ético, político e pedagógico da profissão, expresso principalmente em nosso código de ética", afirma Diretora de Assistência Social da SST, Camila Maglahães Nelsis.

O Governo do Estado, por meio da SST, está investindo na ampliação da estrutura de assistência social. O Pacto pela Proteção Social prevê a construção de 117 equipamentos sociais (Cras e Creas) em todo o Estado. Dezesseis deles já foram entregues; 8 estão prontos para a entrega; 35 estão em andamento e outros 41 obras devem ser licitadas.

O Cras atua na prevenção da ruptura de vínculos e destina-se à população em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza e/ou fragilização de vínculos. Já o Creas é voltado para famílias e indivíduos cujos direitos foram ameaçados ou violados como as pessoas em situação de violência física ou psicológica, abuso ou exploração sexual, abandono, rompimento ou fragilização de vínculos ou afastamento do convívio familiar.

A Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação é responsável pela gestão do Suas, assessoria aos municípios e cofinanciamento dos serviços, programas e benefícios previstos pela política de assistência social. A SST tem a tarefa de se aproximar dos trabalhadores, gestores do Suas para fortalecimento dos serviços ofertados nos Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e dos Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), entre outros.

De acordo com Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), são mais de 140 mil profissionais de serviço social registrados. Em Santa Catarina há 5 mil profissionais em atividade, segundo informações do Conselho Regional de Serviço Social de SC. O Censo de Sistemas Único da Assistência Social (SUAS) de 2015 indica ainda que há cerca de 33 mil profissionais em secretarias estaduais, municipais e em unidades públicas que concedem os benefícios do SUAS.