BOLSAFAMILIA_CARTAO.jpeg

Após uma solicitação da Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS) para a Secretária Nacional de Renda e Cidadania, a antecipação do Bolsa Família começa a ser paga nesta quarta-feira, 18, para municípios que decretaram Situação de Emergência em virtude das chuvas que atingem Santa Catarina. A medida vai beneficiar mais de 169 mil famílias.

Ao todo o Governo Federal liberou a antecipação do pagamento de dois meses, mas isso não quer dizer que a família vá receber os dois pagamentos acumulados em outubro, e sim que o benefício será pago de forma antecipada em cada mês, desconsiderando o escalonamento. O objetivo é agilizar o acesso.

Outro ponto importante é que o saque poderá ser feito sem cartão e sem documentos, para beneficiários que tenham perdido os mesmos, com uso da Declaração Especial de Pagamento emitida pela gestão municipal. Em Taió, por exemplo, que foi uma das cidades mais atingidas, o número de famílias beneficiadas com a antecipação do pagamento será de 459, já em Rio do Sul é de 1.569.

Outra medida anunciada é que para as cidades em que o atendimento do banco está prejudicado em virtude das chuvas, ficou definido que será enviado o Caminhão Agência da Caixa Econômica Federal para facilitar o saque. O pedido de antecipação foi feito pela SAS pensando em beneficiar as pessoas mais vulneráveis que foram atingidas pelas cheias.

Num primeiro momento foi solicitado a antecipação do Bolsa Família, levando em consideração que essa é a medida possível para cidades em Situação de Emergência. Já em relação a antecipação do Benefício de Prestação Continuada (BPC), ele só pode ser antecipado em Situação de Calamidade, o que ainda não foi formalizado em nenhuma cidade de Santa Catarina.

 

Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
Texto: Helena Marquardt / Ascom SAS
(48) 3664-0916

FacebookTwitterYoutube
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SST | Acesso restrito