Imagem Padrão Notícias 01

Mais de dez órgãos do Governo do Estado promoverão ações sociais no domingo, 22, das 13 às 16h, na Praça Genésio Miranda Lins (Beira Rio), em Itajaí. A Força-Tarefa Espaço Cidadão é coordenada pelo secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional, Aquiles da Costa, com apoio da Prefeitura de Itajaí, e reunirá SINE, Celesc, Polícia Militar, Polícia Civil, IGP, Corpo de Bombeiros, Cidasc, Epagri, Defesa Civil Estadual, Fundação Estadual do Meio Ambiente (FATMA), Fazenda, além das gerências de Educação e de Saúde e demais gerências regionais ligadas à ADR. ?Escolhemos um local de grande concentração e oferecemos serviços públicos, atividades recreativas e educativas para a população. Convidamos a comunidade para participar dessa ação social?, observa o secretário regional.

O trânsito será fechado em frente à empresa Brasil Foods até a Rua Júlio Coutinho, permitindo que a via seja ocupada pelos veículos e viaturas dos órgãos estaduais. O desvio do trânsito será organizado pela Codetran, que manterá agentes durante todo o período da ação para orientar os motoristas. A utilização do espaço público é autorizada pela Secretaria Municipal de Urbanismo.

Serviços públicos no domingo

O cidadão poderá aproveitar o domingo para acessar serviços que são prestados somente no horário normal de expediente dos órgãos, como tirar a segunda via da conta de energia elétrica, solicitar ligação de rede, negociar parcelamentos da dívida com a Celesc; fazer boletim de ocorrência na Delegacia Móvel; consultar vagas de emprego e ter orientações sobre seguro-desemprego e carteira de trabalho com o SINE; receber informações da Gerência de Saúde sobre a prevenção ao vírus H1N1, dengue, Zika e Chikungunya; ações de primeiros socorros com o Corpo de Bombeiros; saber a importância da nota fiscal com a Fazenda; conhecer os programas ambientais da FATMA; além de ter informações sobre as ações voltadas ao agricultor e pescador pela Epagri; as ações desenvolvidas pela Cidasc e as atividades de prevenção a desastres ambientais com a Defesa Civil.

Um das atrações da Força-Tarefa Espaço Cidadão será a labradora Laika, que pertence ao Cabo Schilikmann, do Corpo de Bombeiros de Navegantes. A cadela atua em buscas e resgates e recentemente recebeu a certificação mundial pela Internacional Rescue Dog Organization. Outro cão, o Ice, do Sargento Amorim, de Itajaí, também participará do evento. A Polícia Militar deverá levar os cães do canil que participam do patrulhamento tático K-9, controle de distúrbios civis, resgates e busca de entorpecentes. Para as crianças, a Gerência de Educação promoverá atividades recreativas com apoio das escolas.

As ações são gratuitas e estarão expostas próximas à pista de skate.

Fonte: Agência de Desenvolvimento Regional de Itajaí