IDOSO 1465925740 NET

Os representantes do Conselho Estadual do Idoso (CEI) participam do projeto “Idoso em Foco” no auditório da reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina, nesta quarta-feira (15), a partir das 14h. Após o evento o conselho distribuirá um folder informativo de como e onde denunciar; além dos tipos de violência contra o idoso. O dia 15 de junho é lembrado como o Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. “A maior parte dos casso de violência ocorrem na família e os laços familiares dificultam a denúncia. E é preciso que os casos denunciados sejam acompanhados do início ao fim”, lembra a presidente do Conselho Estadual do Idoso, Edléia Schmidt.

Dos casos registrados no Disque 100, na grande maioria, as vítimas eram mulheres, totalizando 516 dos casos registrados. Isto mostra que a mulher acaba sendo o segmento mais vulnerável durante todos os períodos da sua vida, merecendo uma atenção especial também quando envelhece. Ressalta-se, ainda, que as violências tanto podem ocorrer no âmbito familiar quanto institucional, pois há registros de violência contra idosos também em Instituições de Longa Permanência para Idosos.

Segundo dados da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SDH), no primeiro trimestre do ano passado foram registrados 7.645 denúncias no Brasil. E em Santa Catarina 287. Desde 2013, as violações mais recorrentes são: negligência, seguidos de violência psicológica, abuso financeiro e econômico e violência física. Você pode ajudar a denunciar também ligando para o Disque 100.

O envelhecimento é um fenômeno natural e mundial. Só no Brasil, existem quase 25 milhões de pessoas idosas. Isso representa 12,5% da população, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

FacebookTwitterYoutube
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SST | Acesso restrito