maria_elisa_colegiado.png

Secretária Maria Elisa DeCaro ressalta que o Desenvolvimento Social é uma das áreas-chave do novo modelo /Fotos: Ricardo Wolffenbuttel / Secom

 

Os 269 indicadores que irão nortear os resultados a serem alcançados pelo Governo do Estado foram apresentados para os gestores da administração pública estadual nesta semana. O modelo, composto coletivamente em mais de 200 encontros setoriais, reúne prioridades e metas a serem atingidas em quatro áreas: Gestão Pública, Infraestrutura e Mobilidade, Desenvolvimento Econômico e Sustentável e Desenvolvimento Social.

A metodologia para gestão, abastecimento de dados e análise já está disponível em uma plataforma para uso interno dos gestores. “Esta é uma nova forma de enxergar a administração pública, o que permitirá aos gestores adotarem decisões técnicas com base em dados concretos, e, ao Governo, obter com eficácia os resultados necessários à população”, disse o secretário da Administração, Jorge Eduardo Tasca.

Dos indicadores apresentados, apenas 29% deles são restritos a determinadas pastas. O restante depende da gestão intersetorial, exigindo um trabalho estreito e coeso entre as secretarias. “Todos os indicadores tiveram a participação direta dos gestores e técnicos de cada área, somente assim será possível acompanhar e abastecer o sistema de acordo com a metodologia proposta,” afirmou Giovanni Pacheco, assessor da secretaria de Estado da Administração e coordenador do sistema no Governo do Estado.

 

apresentacao_de_modelo_de_indicadores_20200130_1821331831.jpg

>> Mais fotos na galeria

Como vai funcionar a gestão por indicadores

A Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista foi adotada para avaliar os resultados do Governo, sendo atribuída uma pontuação para cada um dos indicadores e uma nota geral para o desempenho do Executivo, que vai variar em uma escala de 0 a 100.

A coleta dos dados que abastecem o modelo de avaliação será mensal. Cada instituição é responsável pela inserção das informações. Os dados serão analisados pela Secretaria de Integridade e Governança para elaboração de recomendações aos setores envolvidos, buscando elevar o desempenho do Governo.

Mensalmente, nas reuniões do colegiado, serão discutidos os resultados dos indicadores. Cada instituição terá de apresentar um diagnóstico dos seus indicadores com oportunidades de melhorias, além de um plano de ação para alavancar o desempenho de cada indicador, por meio de projetos e mudanças de processos.

Informações adicionais para imprensa
Krislei Oechsler
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Administração - SEA
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Fone: (48) 3665-1636 /(48) 99105-4085
http://www.sea.sc.gov.br 

FacebookTwitterYoutube
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SST | Acesso restrito