EDUCARER d596580e6c8e4d28bf0882bc75cd060f

Ensino da história e cultura afro-brasileiras e indígenas e diversidade étnico racial na rede pública de ensino de SC serão debatidos

A Coordenadoria Estadual da Igualdade Racial realiza o I Encontro Estadual de Educação da Diversidade das Relações Étnico Raciais (EducaERER) no Centro Integrado de Cultura, em Florianópolis, nesta segunda-feira, 13, das 9 às 18 horas. O objetivo do encontro é debater a implantação das leis 10.639/03 e 11.645/08, que tratam do ensino da história e cultura das populações afro-brasileiras e indígenas no Brasil e da diversidade étnico racial na rede pública de ensino de Santa Catarina.

“O encontro reunirá pela primeira vez experiências de ensino da história e cultura afrobrasileira e indígena de todo estado. E isso possibilitará uma troca de informações entre as cidades que já promovem políticas públicas, mas, principalmente, encorajará outras cidades a implantarem tais experiências”, destaca o Sandro Silva, Coordenador Estadual da Igualdade Racial.

O evento é uma promoção da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST) Social por meio da Coordenadoria Estadual de Igualdade Racial, Conselho Estadual das Populações Afrodescendentes (Cepa) e Conselho das Populações Indígenas (Cepin). São parceiros e co-executores do evento as Coordenadorias de Promoção da Igualdade Racial de Florianópolis, Criciúma, Tubarão, Joinville, Itajaí, Tijucas e os setores*de Educação de Diversidade das Reações Étnico Raciais de São José e o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Jaraguá do Sul.

Também está prevista uma mostra dos trabalhos realizados pelas secretarias municipais de educação na terça-feira, 14, com a apresentação de 11 experiências de educação e diversidade étnico raciais. No local também ocorre a mostra fotográfica dos artesãos que trabalham com a cultura afro-brasileira e indígena; além das editoras e outras instituições com foco na diversidade e cultura étnico racial.

Em São José, por exemplo, a diversidade das relações étnico raciais já é tratada nas escolas. É o caso do Centro de Educação Infantil Maria Ferreira em que ocorre a visita do Baú multicultural – no qual são apresentados livros e outros objetos voltados a temática etnicorracial*. “A educação infantil pode ser um espaço coletivo de educação para o respeito e a valorização da diversidade. Nossas crianças precisam ter contato com uma gama de possibilidades para conhecer diferentes culturas e o baú multicultural foi uma dessas oportunidades”, lembra a coordenadora pedagógica, Rosa Silveira.

Programação:

8H ÀS 9H – CREDENCIAMENTO

9H – APRESENTAÇÃO CULTURAL – PERFORMANCE TEATRAL “TONI EDSON”

09H30 – MESA DE ABERTURA (BREVES SAUDAÇÕES) - Secretário Geraldo Althoff, Secretário Estadual de Educação, Coordenador Estadual da Igualdade Racial, Presidente da Comissão da Igualdade Racial da OAB/SC, Presidente do FEDERER, Presidente do CEPA e Presidente do CEPIN.

Apresentações - BLOCO 1 – Coordenadora de Mesa: Janaina Amorim

10h – Palestrante Simone vanzuita - Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina
Tema: Relações Étnico Raciais: Orientações, leis e práticas nas instituições de educação infantil.
10h20 –Profª Helena Alpini - Secretaria de Estado da Educação.
Tema: Lei 11.645/08 – Ensino da História e Cultura dos Povos Indígenas.

10H40 – APRESENTAÇÃO CULTURAL – GISELLE MARQUES

11h – Apresentação 1 – Secretaria de Educação do Município de Itajaí - “O legado da Cultura Afro-brasileira para a Sociedade Itajaiense”
11h20 – Apresentação 2 – Secretaria de Educação do Município de Criciúma
11h40 – Debate.
12H10 – INTERVALO

13H30 - DOCUMENTÁRIO ANTONIETA DE BARROS

Apresentações - BLOCO 2 – Coordenadora de Mesa: Graziela Gonçalves

14h – Apresentação 3 – Secretaria de Educação do Município de Florianópolis – “Educação para as relações etnicorraciaia na educação infantil: possibilidades nas ações pedagógicas”.
14h20 - Apresentação 4 –Escola Indígena de Ensino Fundamental ITATY(Morro dos Cavalos/Palhoça) – “Visão Guarani sobre o Território”.
14h40 – Apresentação 5 – Secretaria de Educação do Município de São José – “Práticas da Diversidade na Educação Infantil e Projeto Baú Multicultural”.
15h – Debate

15H20 – INTERVALO

Apresentações - BLOCO 3 – Coordenadora de Mesa: Alessandra Bernardino

15H40 – APRESENTAÇÃO CULTURAL – PERFORMANCE INDÍGENA
16h - Apresentação 6 – Secretaria de Educação do Município de Jaraguá do Sul - “O Processo de Implantação da Lei 10.639/03 e 11.645/08 na Rede De Ensino de Jaraguá do Sul”.
16h20 – Apresentação 7 – Secretaria de Educação do Município de Tubarão – “Viva mais Educação”.
16h40 – Debate – Propostas de Avanços

17H – CONSIDERAÇÕES FINAIS E ENCERRAMENTO

*Programação sujeita a alterações sem aviso prévio