WhatsApp_Image_2020-06-22_at_15.47.31.jpeg

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social participa de projeto de informações sobre a situação das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) com relação à COVID-19. Coordenado pelo Ministério Público de Santa Catarina, a iniciativa realiza levantamento da atual situação das ILPIs, tanto públicas quanto privadas, para articular ações conjuntas dos órgãos de garantia e defesa das pessoas idosas no Estado. Também são parceiros o Conselho Estadual do Idoso, a Secretaria de Estado da Saúde, a Federação Catarinense de Municípios (FECAM) e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina (COSEMS-SC) .

O boletim com a situação das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) em Santa Catarina apresenta indicadores como a quantidade de idosos com confirmação ou suspeita de COVID-19, assim como o número de trabalhadores que foram diagnosticados. Também traz informações como as medidas de combate que estão sendo adotadas.

Segundo o levantamento, tem destaque o acesso ou disponibilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) como uma das principais dificuldades encontradas. O afastamento de trabalhadores e substituição dos mesmos, produtos de higiene e espaço interno para isolamento de residentes suspeitos ou confirmados de COVID-19 são outros desafios no combate à pandemia.

Os dados foram coletados a partir do envio de link para preenchimento de formulário online para mais de 250 entidades cadastradas. Os dados apresentados correspondem ao consolidado de respostas enviadas a partir de 17 de abril de 2020 e serão atualizados quinzenalmente.

Com informações do MPSC

Mais informações para imprensa:
Marta Scherer
Secretaria de Desenvolvimento Social - SDS