marcia_julho.jpg

Na tarde desta quarta (15), o Grupo de Trabalho Interinstitucional do Conselho Tutelar em Santa Catarina finalizou o processo formativo "Capacitação Inicial Unificada aos Conselheiros Tutelares de Santa Catarina". O último módulo contou com aula magna do promotor Murilo Giácomo, do Ministério Público do Paraná.

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (SDS), através da Gerência de Políticas para Crianças, Adolescentes e Jovens, é uma das integrantes do Grupo e no módulo de hoje abordou o Sistema de Informações para a Infância e Adolescência SIPIA CT –Módulo Conselho Tutelar. A ECApacitação oferece formação continuada, de forma descentralizada e abrangendo os 307 conselhos tutelares dos 295 municípios catarinenses.

“Conhecer a realidade é importante para agir de forma intransigente na defesa dos cidadãos muitas vezes sem voz: nossas crianças e adolescentes, que são responsabilidade da família, da sociedade e estado”, ressalta Márcia Adriana Araújo, coordenadora técnica estadual do SIPIA CT.


A capacitação é uma das ações do Grupo de Trabalho Interinstitucional do Conselho Tutelar em Santa Catarina, formado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (SDS), Ministério Público de Santa Catarina, Associação Catarinense dos Conselhos Tutelares (ACCT), Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente (CEDCA) e Federação Catarinense de Municípios (FECAM).

O SIPIA CT, cuja coordenação técnica é de responsabilidade da SDS, é o sistema nacional de registro e tratamento de informações sobre a garantia e defesa dos direitos fundamentais preconizados no Estatuto da Criança e do Adolescente, as quais são utilizadas para o desenvolvimento de plano de ações para prevenção e combate às violações dos direitos infantojuvenis e, ainda, auxiliar na elaboração e estruturação das políticas públicas.

 

Maiores informações para a imprensa: 
Marta Scherer
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Desenvolvimento Social - SDS
Fone: (48) 3664-0916
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

FacebookTwitterYoutube
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SST | Acesso restrito