WhatsApp_Image_2020-07-22_at_09.03.45.jpeg

Foto: Mauricio Vieira / Secom 

Para comemorar os 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (SDS) realiza debate nesta quarta-feira, dia 22/07, das 14 às 16 horas, pelo canal do YouTube da Secretaria,. Com a Lei 8.069 de 1990, crianças e adolescentes passaram a ter direitos específicos visando garantir a proteção de meninos e meninas de zero a 18 anos A transmissão ao vivo contará com a presença de especialistas na área é aberta para todos que quiserem participar.

“O processo de construção da cidadania de nossas crianças e adolescentes passa pela garantia de seus direitos humanos, por isso é tão importante toda sociedade conhecer e debater o ECA”, explica a doutora em Serviço Social e responsável pelas medidas socioeducativas da SDS, Neylen Junckes, quem fará a mediação do encontro.

Direitos Humanos e seus desafios” é o tema que abre o debate, com apresentação de Paulo Roberto Cardoso de Andrade, escrivão da Polícia Civil. Sandra Maria Pasqualini Vansuita, pedagoga e coordenadora do Serviço de Medidas Socioeducativas (MSE) dos municípios de Rodeio e Ascurra, fala sobre “Os direitos humanos e as MSE”.

A transmissão ao vivo segue com abordagem sobre “A ética dos dados como materialização dos direitos humanos”, realizada pela assistente social da SDS e coordenadora técnica estadual do Sipia CT, Márcia Adriana Araújo. Maurício Garcias, estudante do Curso de Serviço Social da UFSC complementa o debate com o tema “A (não) vivência dos direitos humanos “.

ECA - O Estatuto da Criança e do Adolescente dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente em diversos setores. Trata do direito à vida e à saúde, à liberdade, ao respeito e à dignidade, à convivência familiar e comunitária, assim como do direito à guarda, à tutela e à adoção. O ECA é peça fundamental para garantir os direitos da criança e do adolescente em relação à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer e à proteção no trabalho.

 

Mais informações para imprensa:
Marta Scherer
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Desenvolvimento Social - SDS
Fone: (48) 3664-0916
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

FacebookTwitterYoutube
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SST | Acesso restrito